Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 17h45 | 24 Jan 2018 | Redação Flamengo é punido com dois jogos de portões fechados na Libertadores 2018

Crédito da foto: Amanda Kestelman / GloboEsporte.com Maracanã foi palco de invasões e violência na final

Duas semanas após a audiência realizada no Paraguai, a Conmebol definiu qual será a punição imposta ao Flamengo. O clube terá dois jogos com os portões fechados na Libertadores e precisará pagar uma multa de 300 mil dólares (R$ 951.420).

O Flamengo irá recorrer da decisão da Conmebol ao Tribunal de Apelação da entidade sul-americana. Em caso de negativa por parte da segunda instância, ainda cabe recurso ao CAS (Corte Arbitral do Esporte, na sigla em inglês).

O Rubro-Negro foi julgado pelos incidentes de invasão e vandalismo no segundo jogo da final da Copa Sul-Americana, em dezembro, no Maracanã. Na ocasião, a equipe enfentou o Independiente, da Argentina, que levantou o troféu.

A estreia do Flamengo na Libertadores está marcada para 28 de fevereiro, diante do River Plate. O segundo jogo em casa no torneio será dia 18 de abril, contra o rival que será definido nos confrontos da pré-libertadores. Se a punição não mudar, o único jogo do Rubro-Negro na fase de grupos diante de sua torcida será contra Emelec, dia 16 de maio, na quinta rodada.

O Flamengo foi denunciado em dois artigos pelo Tribunal de Disciplina da Conmebol. O documento cita seis incidências do jogo no Maracanã. Pelo artigo 11.2, trata de lançamento de objetos em campo (letra B do artigo), uso de fogos de artifício e materiais pirotécnicos (C), "causar danos" (E), falta de ordem e disciplina antes, durante e após a partida (F), além da não identificação de causadores de tumulto e agressões, o que pode penalizar o clube (G). Não foi citada invasão de campo.

Além disso, no regulamento específico da Sul-Americana, o clube foi denunciado pelo artigo 20, que trata da segurança da partida e responsabiliza o clube pela organização do jogo como mandante seja com medidas preventivas, seja com policiais e agentes particulares contratados.

Fonte: globoesporte.com

Tags:

Flamengo
punição
Commebol
Libertadores
jogos
portões
tumulto

voltar