Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 17h15 | 24 Mai 2018 | Da Redação Estudantes de Apodi resgatam tradições e fortalecem elos com a comunidade

Crédito da foto:

Conhecer a própria história e se reconhecer nas tradições locais estimula a formação da própria identidade e a criação de laços consistentes com o passado. A valorização da vida no campo, o resgate das tradições e o aprofundamento dos elos entre gerações inspiraram alunos do 7º e 9º anos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Sebastião Gomes de Oliveira, no distrito de Melancias, zona rural de Apodi (RN).

Como resultado, os estudantes criaram o projeto "Memorial da Gente - Resgate de memórias afetivas e preservação do patrimônio histórico", finalista do Desafio Criativos da Escola. Motivados a recontarem suas próprias histórias, os jovens paramentaram uma carroça para visitar os idosos moradores da zona rural, com o intuito de escutar suas lembranças.

A partir dessas conversas, os estudantes resgataram acontecimentos particulares e fatos marcantes da comunidade, estabeleceram vínculos com os idosos e compreenderam o valor histórico de móveis, objetos e documentos antigos. Munidos dessas "velhas-novas" informações, o grupo percebeu a importância de valorizar e preservar a linguagem, cultura e tradições locais para a manutenção da identidade coletiva regional.

 

Para compartilhar essas descobertas, os jovens criaram um museu fotográfico itinerante e outro virtual, a fim de preservar a memória cultural do povoado. Além das imagens, eles listaram expressões e palavras diversas que originaram o Dicionário de Verbetes e Palavras, o "Melanciês". Depois de documentado e catalogado, o projeto foi levado pelos alunos à Câmara de Vereadores de Apodi, para pedir sua preservação como patrimônio do município. O "Memorial da Gente", que segue ativo em 2018, resultou, ainda, na organização do Festival de Teatro e Danças Populares, promovido pela Diretoria Regional de Educação.

Tags:

Apodi
Projeto
Escola
estudantes
tradição

voltar