Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 13h15 | 02 Dez 2018 | Redação Associação Camarense transforma óleo usado e garrafas pet em inclusão social

Crédito da foto: Cedida Produtos da Associação Camarense

Trocar garrafas pet e óleo de cozinha já utilizado por sorrisos e inclusão de pessoas com mobilidade reduzida e não descartar esses materiais diretamente no meio ambiente. Esse é o mote da campanha que a Associação Camarense de Apoio aos Portadores de Deficiências (ACAPORD) está lançando na cidade de João Câmara, a 81 quilômetros de Natal, para recolher e dar um destino adequado e útil ao óleo de cozinha queimado e às embalagens vazias de garrafas pet. A campanha foi apresentada na terça-feira (27) como parte das ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, através do projeto de Negócios de Impacto Social, em parceria com a CPFL Renováveis, por meio do programa Raízes.

A proposta da parceria é quadruplicar o poder de produção da associação, ampliar o mercado consumidor dos produtos fabricados e gerar renda e inserção social para os 149 integrantes da Acapord, a maioria composta por pessoas em cadeira de rodas ou com mobilidade reduzida. O grupo produz mensalmente 1,2 mil barras de sabão, 1,1 mil litros de alvejante, 800 litros de desinfetante e 60 litros de detergente, além de processar 7,3 mil garrafas pet para fabricar vassouras.

Foi elaborado um plano de comunicação e marketing, que envolve a renovação da marca e um spot para rodar nas duas rádios da cidade e em carros de som, conscientizando a população local acerca da importância da reciclagem para o meio ambiente e engajamento na campanha, divulgando o trabalho da associação.

Devido à parceria com a Prefeitura da cidade, serão instalados quatro postos de coleta de óleo em locais de grande fluxo, como praças e avenidas movimentadas, para facilitar a arrecadação. Os pontos terão tambores coletores e o óleo deverá ser depositado nesses coletores em garrafas pet fechadas. Todo o material será recolhido pela Prefeitura e repassado à Acapord.

“O lançamento dessa campanha é um momento importante na história da associação. Só temos a agradecer ao Sebrae e CPFL pelo apoio e por apostar na Acapord. Nós que fazemos a associação só precisamos de oportunidades, pois somos capazes. Agradecemos pela confiança”, diz a presidente da Acapord, Eunice Xavier.

 

Parceria proporcionou capacitação e ampliação do espaço

Linha de produção de vassouras ecológicas será ampliada

A parceria para levar desenvolvimento ao grupo começou ainda no início do ano passado, quando o Sebrae começou a desenvolver um trabalho de capacitação dos integrantes, ofertou consultorias e elaborou o plano de marketing da instituição. Foram trabalhados temas, como empreendedorismo e redes associativas, assim como ministrado um curso sobre fabricação de produtos de higiene e limpeza e produção artesanal de cosméticos.

Como a ideia sempre foi ampliar a inserção via produção de sabão e saneantes, foi feito um estudo de mercado e mapeamento da produção para constatar a viabilidade técnica. Graças à parceria, foi elaborado um projeto de readequação da planta de fabricação, que já está em construção dentro das normas exigidas pela vigilância sanitária. Devido à parceria com a comarca da cidade, foram destinados recursos da ordem de R$ 30 mil para construção do galpão de reciclagem, onde são beneficiadas as garrafas pet.

Além dos integrantes, o lançamento contou a presença de representantes das duas instituições, entre eles o gerente da Unidade de Agronegócio do Sebrae, Ângelo Baeta, o gerente do Escritório Regional do Sebrae no Mato Grande, Thales Medeiros Silva, e o gestor do projeto Negócios de Daniel Fonseca.

 

Sebrae e CPFL Renováveis unem forças para gerar transformação

Eunice Xavier destaca as oportunidades geradas em função do apoio

Responsável pela apresentação da campanha, Daniel Fonseca, assim como Renato Fragoso, da área de Sustentabilidade Corporativa da CPFL Renováveis, e os demais destacaram a importância do projeto através do gerente de na Unidade de Agronegócios do Sebrae.

“Estamos compartilhando e realizando esse sonho. Queremos que cada um desperte essa garra para tornar a Acapord mais forte”, destaca Ângelo Baeta. Os representantes da companhia têm o mesmo pensamento acerca da parceria. “Ter mobilidade reduzida é um desafio. A CPFL se sente honrada de estar nessa parceria. Sempre que pudemos, aprendemos com a Acapord. Queremos gerar transformação, mas, sozinhos, não conseguimos”, declara Renato Fragoso.

Em funcionamento há 18 anos, a Acapord, que também conta com a parceria do IFRN, enquadra-se no perfil de empreendimentos contemplados pelo projeto Negócios de Impacto Social, que visa desenvolver as iniciativas que melhoram a vida da comunidade e minimizam o impacto ambiental. Já o programa Raízes da CPFL tem o objetivo de contribuir para o impacto positivo nas esferas social, ambiental e econômica, nas localidades do entorno onde estão localizados os empreendimentos da companhia.

Tags:

Associação Camarense
pet
inclusão
projeto

voltar