Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 17h00 | 26 Mar 2019 | Redação FJA celebra Dia Mundial do Teatro com programação em Mossoró, Natal e Caicó

Crédito da foto: Assessoria/FJA Em Mossoró, programação será desenvolvida no Teatro Lauro Monte Filho

O Dia Mundial do Teatro - comemorado nesta quarta-feira (27) - terá diversos momentos de celebração por meio da Fundação José Augusto (FJA): o Lançamento do Edital Pauta Livre Lauro Monte Filho, em Natal e Mossoró; abertura das discussões para a instalação da Câmera Setorial de Teatro e apresentação do espetáculo "O Fantástico Mundo dos Contos", no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, à tarde e gratuito; e em Caicó, no Teatro Adjuto Dias, haverá apresentação do espetáculo da Cia. Será o Benedito?, com Emanuel Bonequeiro.

Pauta Livre Lauro Monte Filho

O diretor geral da FJA, Crispiniano Neto, vem para Mossoró fazer o lançamento do Edital. "A experiência exitosa em Natal nos leva a crer que será um sucesso também, a iniciativa de democratizarmos o acesso ao teatro do Governo do Estado, em Mossoró", disse Crispiniano Neto. Depois de receber quase 60 propostas e selecionar 28 apresentações em linguagens como teatro, dança, música e audiovisual, em Natal, o Pauta Livre do Lauro Monte Filho passou por algumas mudanças: "Fizemos alguns aprimoramentos no Edital, com o objetivo de detalhar ainda mais as especificidades técnicas, de modo a tornar o processo cada vez mais eficaz", disse o diretor dos Teatros da FJA, Ronaldo Costa.

Câmara Setorial

Como em todo edital na modalidade de licitação concurso, o acesso deve ser em território nacional, o Pauta Livre de Mossoró terá lancamento também em Natal, durante as discussões da Câmara Setorial de Teatro, que ocorrerá a partir das 9h, no TCP, e que pretende reunir atores, diretores, dramaturgos, produtores, técnicos e outros agentes ligados à linguagem teatral para a criação da Câmera que vai refletir o fazer teatral em âmbito institucional e sociedade civil organizada. "A ideia é que possamos fazer um pacto de trabalho com o setor. Na prática, é a gestão oficial pretendendo ouvir a sociedade civil organizada para propor políticas públicas e culturais", disse Aluízio Matias, Coordenador de Projetos e Articulação Institucional da FJA.

Programação em Mossoró

Lançamento do Edital Pauta Livre Lauro Monte Filho será às 17h; em seguida, haverá apresentação da Cia. Bagana de Teatro com o espetáculo "Casa de Louvor" e por volta das 19h, haverá o show Musical com o grupo "Pianissímo (piano e violino) e às 20h, o espetáculo "Nos Confins da Terra" do Grupo Escarcéu de Teatro, encerra a programação do Dia Mundial do Teatro em Mossoró.

Fantástico Mundo dos Contos

A Cia. Flor do Sol e Com Arte Produções vai apresentar o espetáculo "O Fantástico Mundo dos Contos" de maneira gratuita no TCP, a partir das 16h, em celebração ao Dia Mundial do Teatro. A peça é musicada, feita para crianças de todas as idades e é uma adaptação da peça teatral Fantástico Reino do Felizconto, de Victor Ferreira e direção musical de Clara Menezes. O elenco é composto por Camilla Natasha, Clara Menezes e Thalita Vaz.

Fonte: Assessoria/FJA

Tags:

Estado
Dia do Teatro
Programação

voltar