Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 10h30 | 13 Mai 2019 | Redação Decreto vai oficializar o Comitê Estadual do Programa Vida no Trânsito

Crédito da foto:

O Governo do Estado vai oficializar o Comitê Estadual do Programa Vida no Trânsito no Rio Grande do Norte. A solenidade de assinatura do decreto acontece nesta segunda-feira, às 16 horas, no auditório do Gabinete Civil, com a presença da governadora Fátima Bezerra, além de gestores da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), do Programa RN Saudável e representantes do Ministério Público e de Organizações Não Governamentais que apoiam a causa. O Comitê será gerenciado pela Sesap e será responsável por analisar e monitorar os acidentes de transporte terrestre no RN.

O Programa Vida no Trânsito foi implantado em 2013 em Natal. Atualmente está em fase de implantação em Mossoró e Parnamirim. Entre as instituições parceiras e que irão compor o Comitê estão a Secretaria Municipal de Saúde, Detran, Comando da Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria Estadual de Educação, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), além de Organizações Não Governamentais que atuam na causa, na perspectiva de pensar o trânsito como uma questão de saúde pública e educação.

História

O Programa Vida no Trânsito (PVT) é uma das prioridades do Ministério da Saúde e foi implementado como uma resposta brasileira aos desafios da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Década de Ações pela Segurança no Trânsito 2011 – 2020.

A iniciativa nasceu de uma proposta da Bloomberg Global Road Safety Program, que assumiu o compromisso de investir nos dez países, de média e baixa renda, que apresentam maior índice de mortalidade causada pelo trânsito. O Brasil está em 5º lugar nesse ranking. No Brasil, o Programa teve início no ano 2010, com o nome de “Projeto Vida no Trânsito”, coordenado pelo Ministério da Saúde, em cooperação técnica com a Organização Pan Americana da Saúde (OPAS).

Tags:

decreto
Comitê Estadual
Vida no Trânsito

voltar