Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 09h00 | 21 Jul 2017 | Redação Prefeitura deverá realizar processo seletivo para agentes de saúde

Crédito da foto: Divulgação A data para a realização do certame não tem uma data prevista e nem a quantidade de vagas que serão

Amina Costa/Da Redação

Em entrevista concedida à Rádio Rural de Mossoró (990 kHz) na tarde desta quinta-feira (20), a gerente executiva da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Mossoró, Joaniza Vale, informou que a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM), por meio da Secretaria de Saúde, pretende realizar processo seletivo para a contratação de agentes comunitários de saúde.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde, está sendo feito um mapeamento para verificar quais áreas de Mossoró estão sem cobertura de agentes comunitários. Após a conclusão desse mapeamento, será feito o levantamento acerca da quantidade de vagas que serão destinadas para a função de agente de saúde.

“Ainda não temos uma data prevista para a realização do processo seletivo nem a quantidade de vagas que serão disponibilizadas. Estamos em processo de territorialização, que é quando é feito o mapeamento das áreas desassistidas para, só então, começar a tramitação do processo”, disse a assessoria da Secretaria de Saúde.

Os agentes comunitários de saúde são responsáveis por averiguar, junto à comunidade em que trabalham, as necessidades relativas à saúde dos indivíduos. Eles fazem atividades e ações educativas em saúde que são realizadas junto à comunidade.

Na entrevista, também foi informado que a Prefeitura vai instalar câmeras nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), na tentativa de coibir os assaltos nessas unidades. A falta de segurança nas UBSs de Mossoró é um problema que acontece há anos e que se agravou devido o aumento da criminalidade na cidade.

Os profissionais que trabalham nas unidades hospitalares de Mossoró se sentem desprotegidos, uma vez que os assaltos e arrastões são contínuos e, cada vez mais, violentos. A instalação de câmeras é mais uma alternativa na tentativa de diminuir essas ações criminosas.

“Além dos guardas municipais, que fazem a segurança das UBSs, a Prefeitura está vendo a possibilidade de instalação das câmeras nesses locais para diminuir a criminalidade. No entanto, não se tem previsão da instalação dessas câmeras. O projeto que está em andamento no momento é de iluminação externa nas unidades”, informou a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde.

 

Cirurgias eletivas deverão ser retomadas

Na entrevista concedida à Rádio Rural (990 kHz) pela gerente executiva Joaniza Vale, da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Mossoró, foi divulgada a informação de que as cirurgias eletivas, que estão paradas, deverão ser retomadas em breve.

Joaniza Vale informou que a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) e a Secretaria Estadual de Saúde estão em diálogo para que o retorno do serviço seja feito o mais rápido possível. As cirurgias eletivas são aquelas marcadas previamente.

Em todo o estado, pelo menos 1.400 pessoas esperam por cirurgias eletivas e, em Mossoró, esse número chega a ser de quase 600 pessoas. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, falta verba para liberar essas cirurgias.

Enquanto isso, muitos desses pacientes ficam nos hospitais aguardando a liberação das cirurgias. São casos de variados tipos, simples e complexos, como fraturas, cirurgias de hérnia, apendicite e outros casos.

Tags:

voltar