Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 13h30 | 17 Ago 2017 | Redação Projeto cultural Cine Sertão será lançado em setembro com apoio da Lei Câmara Cascudo

Crédito da foto: Divulgação O projeto levará Cinema 3D para as crianças da rede publica de ensino do interior do Estado

O projeto Cine Sertão foi um dos 19 selecionados para o ciclo de patrocínios 2017/2018 pela Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern). Durante o processo seletivo 2017, a Cosern recebeu 131 propostas de patrocínios culturais via leis de incentivo.

O projeto levará Cinema 3D para as crianças da rede publica de ensino do interior do Estado. Inicialmente, o projeto seria para 15 cidades, mas a organização somente conseguiu para oito, como informa um dos organizadores Jocelito Góes. Ele frisa que o lançamento está programado para setembro.

“Vamos convidar as cidades para o lançamento do Cine Sertão em setembro. Conseguimos parcerias com oito cidades e estamos fechando outras. Inicialmente seriam para 15. O valor global do Projeto é de R$ 149.990,00. Conseguimos R$ 75.000,00 através da COSERN, o que contempla 50% e já temos garantindo a participação do Grupo Três corações, que participou o ano passado com os produtos; Café Santa Clara, Frisco e milho alho Dona Clara”, enfatiza.

O projeto prevê levar para Governador Dix-Rosado, Felipe Guerra, Umarizal, Patu, Janduís, Itaú, Upanema, Campo Grande, Itajá, Santana do Mato, Jucurutu, Florania, Cruzeta, Acari e Currais Novos, cidades situadas no sertão do Apodi, sertão central e parte do Seridó, são áreas carentes do estado, que serão beneficiadas com um cinema inflável em 3D, com capacidade para 30 pessoas, equipado com ar condicionado, trinta cadeiras, duas caixas de som, dois projetores especiais, um computador, uma tela e trezentos óculos específicos para filmes 3D.

Ele exibe um filme em 3D, com duração de 10 minutos, durante dois dias em cada cidade, o Projeto é voltado, para as crianças da rede pública de ensino, totalmente gratuito, com distribuição de pipoca e suco. O projeto ainda prevê uma oficina sobre realidade virtual para os adolescentes e outra sobre o meio ambiente, além de plantio de mudas nativas.

O Cine Sertão tem incentivo por meio da Lei de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo, do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. “Não terá nenhum custo para o Município. Tudo é bancado pela Lei. Teremos também oficina para as crianças maiores sobre o meio ambiente, onde vamos trabalhar o turismo sustentável, e de comunicação”, lembra.

Tags:

Cine Sertão
projeto
Jocelito Góes
Mossoró

voltar