Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 09h00 | 25 Out 2017 | Redação Segunda etapa de campanha de vacinação contra aftosa será lançada no dia 31 e terá novidade

Crédito da foto: Divulgação A vacinação começa no dia 6 de novembro e terá novidade

A Segunda Etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa será lançada no dia 31 de outubro, às 9 horas, no Parque de Exposições Armando Buá (Mercado do Bode). A vacinação começa no dia 6 de novembro e terá novidade. As informações são da PMM.

Segundo Isadora Brasil, médica veterinária da Secretaria Executiva de Agricultura e Recursos Hídricos, a partir dessa segunda etapa já será efetivada a alteração na estratégia de vacinação, que consiste em vacinar somente os bovinos e bubalinos com idade entre 0 e 24 meses.

Essa mudança está sendo realizada a partir deste ano, somente na etapa de novembro, nos estados do Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba, Ceará, Pernambuco, Piauí, Maranhão e Pará, de acordo com o Plano Estratégico do Programa Nacional de Febre Aftosa (PNEFA).

Embora seja de inteira responsabilidade do produtor adquirir a vacina e realizar a vacinação de seus animais, a Prefeitura de Mossoró realiza a imunização para os pequenos produtores e agricultores familiares da zona rural do município, com a aquisição de 10 mil doses de vacina para as duas etapas (maio e novembro), além de todo o material a ser usado na vacinação como pistolas, agulhas, luvas, botas, entre outros e as despesas com veículos e pessoal especializado para vacinar.

Na campanha passada foram vacinados um total de 4.982 animais pela Prefeitura de Mossoró, em 87 assentamentos e comunidades rurais do município, atendendo a 409 produtores e agricultores familiares. Nesta segunda etapa, a expectativa é vacinar metade dessa quantidade, visto que só serão imunizados os animais jovens, com idade até 24 meses.

Tags:

2ª etapa
campanha de vacinação
aftosa

voltar