Os professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) votam na manhã desta terça-feira, 31, um indicativo de greve por tempo indeterminado. A assembleia ocorre na sede da Associação dos Docentes do RN (Aduern), a partir das 9 horas.
O documento indica que a primeira chamada ocorrerá às 9h30 horas, com 20% dos sindicalizados. A segunda convocação será as 9h45, com 10% do número de sindicalizados. A terceira e última chamada ocorrerá 10 horas, com qualquer quórum.
Durante o ato público ocorrido no último dia 24, a presidenta da ADUERN, Rivânia Moura, convocou todos os trabalhadores e trabalhadoras do RN à construção de uma greve geral por tempo indeterminado. Ela destacou a importância de um calendário de lutas unificado, que fortaleça a ação de todos os servidores e servidoras do Estado e barre o pacote de maldades que vem sendo implementado por Robinson Faria.
No último dia 1º de setembro, os professores rejeitaram entrar em greve e aprovaram o estado de greve até o final do semestre, que se aproxima. A assembleia foi bastante tensa e durou quase quatro horas.
Na oportunidade, a mesa diretora colocou em votação duas propostas. A primeira era se teria ou não greve. Já a segunda pelo estado de greve. A última proposta foi a mais votada pelos professores que estavam presente ao encontro.
A indicação de uma greve geral em todas as categorias foi definida em uma reunião do Fórum dos Servidores do RN no último dia 26. Para as categorias a situação dos atrasos salariais se tornou insustentável.
Tags: