Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 11h00 | 07 Mai 2018 | Redação Cerca de três mil pessoas devem procurar Cartório Eleitoral para regularizar título

A informação é do Chefe de Cartório da 33ª Zona Eleitoral, Luís Sergio. O número corresponde a esta reta final do cadastramento. O prazo termina nesta quarta-feira (9). Município deve ter mais de 172 mil eleitores após fim do cadastramento

Crédito da foto: Arquivo O prazo para regularizar o título de eleitor termina nesta quarta-feira (9)

Nesta quarta-feira, 9, termina o prazo da Justiça Eleitoral para os eleitores regularizarem o título de eleitor para as Eleições deste ano. De acordo com o Chefe de Cartório da 33ª Zona Eleitoral de Mossoró, Luís Sérgio, cerca de três mil pessoas devem procurar o Fórum Eleitoral Celina Guimarães Viana para regularizar a sua situação.

“Pela minha experiência cerca de três mil pessoas devem procurar o cartório aqui na cidade para regularizar a situação. São novos eleitores, aquele de 16, 17 anos que vão tirar o título pela primeira vez. A grande maioria deixa para a última hora”, informou.

Luís Sérgio esclarece ainda que no último dia de cadastramento o cartório terá um expediente especial para atender os retardatários. “Na quarta nós teremos um horário especial para essas pessoas que deixaram para a última hora regularizar a situação junto a Justiça Eleitoral. Hoje (segunda-feira) e amanhã (terça-feira) o expediente é até às 14 horas. Na quarta-feira, último dia, vamos atender até às 18 horas, mas com limite de somente 600 atendimentos”.

Para a regularização, o eleitor deve comparecer ao local de atendimento da Justiça Eleitoral, em sua cidade, portando documento de identificação com foto, comprovante de residência atual, título antigo (caso tenha) ou o título digital (e-Título). Para os homens, também é necessário levar o Certificado de Alistamento Militar ou Reservista (somente para quem for fazer o 1º Título).

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) reforça ainda que caso um eleitor de outra cidade precise regularizar a sua situação, ele deve procurar o cartório do seu domicílio eleitoral.

O chefe de cartório disse ainda que o número de mossoroenses aptos a votar nas eleições em outubro ultrapasse 172 mil eleitores. “Nós acreditamos que o número de eleitores em Mossoró para as eleições de outubro ultrapasse a marca de 172 mil após a conclusão dos trabalhos de cadastramento agora em maio”, finalizou.

Eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida

O dia 9 de maio também será o prazo final para que os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida informem a justiça eleitoral sua necessidade e solicitem a transferência para uma seção com acessibilidade.

Inclusão do Nome Social no Título

No dia 09 de maio também se encerra o prazo para inclusão ou atualização do nome socialno cadastro dos eleitores, para isso basta apresentar um documento de identificação com foto no ato da solicitação.

De acordo com a portaria conjunta TSE nº 1, de 17 de abril de 2018, a inserção do nome social no cadastro eleitoral possui algumas regras: A primeira define nome social como “a designação pela qual a pessoa travesti ou transexual se identifica e é socialmente reconhecida e não se confunde com apelidos”; A norma também estabelece que, no Requerimento de Alistamento Eleitoral e no título, o nome social deverá ser composto por prenome, acrescido do sobrenome constante do nome civil. Além disso, o nome social não pode ser ridículo, nem irreverente e tampouco atentar contra o pudor.

Tags:

Cartório Eleitoral
título de eleitor
eleitor
Mossoró
TRE

voltar