Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 10h45 | 01 Set 2018 | Redação Reajuste do diesel também atinge transporte coletivo no município

Crédito da foto: Divulgação A alta agrava o desequilíbrio econômico do sistema e dificulta o esforço

A assessoria de comunicação da Cidade do Sol, em nota, informa que o reajuste de 13% no preço médio do diesel nas refinarias impactará fortemente o transporte coletivo em Mossoró. De acordo com a empresa, a alta agrava o desequilíbrio econômico do sistema e dificulta o esforço, dos últimos anos, para recuperação do serviço na cidade.

Segundo a concessionária do transporte coletivo na cidade, o diesel mais caro onera cada vez mais o transporte por ônibus e afeta a competividade do setor, que – a sofrer com custos crescentes, alta gratuidade, concorrência ilegal e outros problemas – sobrevive a duras penas no segundo maior município do Rio Grande do Norte.

Segundo Waldemar Araújo, diretor da Cidade do Sol, concessionária do serviço em Mossoró, o diesel representa em média 23% do custo do sistema, atrás apenas da folha de pessoal. Ele alerta que a contínua oneração do segmento prejudica, diretamente, o usuário de ônibus.

“O passageiro pagante, o maior financiador do setor, acaba sendo sobrecarregado”, lamenta, ao acrescentar que a perda de produtividade dos ônibus acresce em até 25% o preço das passagens, segundo a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).

“Precisamos desonerar o custo do transporte para torná-lo cada vez mais atrativo. E isso passa pela mudança da lógica hoje em vigor no Brasil. Temos que dar prioridade ao transporte coletivo em detrimento do individual”, sustenta Waldemar Araújo.

Tags:

reajuste
diesel
transporte coletivo
município

voltar