Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 08h30 | 17 Set 2018 | Redação Falta de investimento prejudica estrutura de escolas estaduais

Crédito da foto: Marcos Garcia Caic está interditado desde 2010 e sua estrutura está completamente abandonada

Amina Costa/Da Redação

Ter uma educação de qualidade vai além de bons professores e de métodos de ensino eficazes. Inclui também estrutura de ensino, principalmente no que diz respeito aos prédios onde funcionam as escolas, e salários em dia. Em Mossoró, algumas escolas estão com suas estruturas completamente comprometidas, interferindo diretamente na qualidade do ensino.

A reportagem cita como exemplo os prédios da Escola Estadual Jerônimo Rosado e da Escola Caic Monsenhor Francisco de Sales Cavalcanti, ambas administradas pelo Governo do Estado. No caso do Caic, a escola está fechada há oito anos, devido apresentar sérios problemas na sua estrutura. Com a falta de reforma e com o abandono, o local hoje é abrigo de moradores de rua e de usuários de droga.

Em 2010, o Corpo de Bombeiros atestou que o local estava com grande risco de desabamento e recomendou a interdição do local. O Ministério Público já interveio no caso, recomendando que o Governo do Estado realizasse a reforma na estrutura do prédio, mas nada foi feito.

A situação atual do local incomoda os moradores do bairro Belo Horizonte, uma vez que, devido o abandono, o local está sendo usado por usuários de drogas e moradores de rua. “A situação do Caic é bem precária e acho que não vão resolver isso tão cedo. Faz anos que o prédio está abandonado e sendo moradia de pessoas que usam drogas. Nós temos medo, porque não sabemos quem pode se esconder no local, que está completamente abandonado”, disse a dona de casa Francisca Silva.

A reportagem do JORNAL DE FATO esteve no local e constatou o total abandono da estrutura, que poderia estar sendo utilizada para melhorar a educação no município. Francisca Silva comentou ainda sobre o desperdício de dinheiro público, já que um prédio que era tão bem estruturado está se degradando com a ação do tempo e de vândalos.

“É triste ver o dinheiro da gente se acabando desse jeito. Um prédio que tinha tudo para ser um dos melhores de Mossoró ser abandonado assim. Sempre que passo em frente, eu penso na quantidade de pessoas que poderiam estar estudando no local, mas não estão porque o prédio não serve mais para nada”, comentou a dona de casa.

Já a Escola Estadual Jerônimo Rosado, localizada no bairro Santo Antônio, recebeu recentemente uma reforma na sua estrutura, mas ainda é possível ver vidraças quebradas e algumas estruturas comprometidas. O local tem mais de 60 anos de história e já recebeu milhares de alunos, não só de Mossoró, como também de outros municípios.

O mototaxista Marcos Araújo comenta que viveu momentos felizes na Escola Estadual e lamenta o fato de o local não receber mais os mesmos investimentos de antes. “Quando eu estudei no Estadual, em 2008, as coisas já estavam começando a desandar. As salas eram bem precárias e as reformas eram difíceis de acontecer. Em 2014 teve uma reforma, mas não existe tanto cuidado com a estrutura do prédio. Sempre que passo no local, fico triste com o descaso com uma das escolas mais importantes de Mossoró”, finalizou.

 

Governo do Estado alega descaso de outros governos para situação das escolas

A reportagem do JORNAL DE FATO entrou em contato com a Secretaria de Educação para saber se existe alguma medida a ser adotada para a recuperação e incentivo às escolas Caic do BH e Jerônimo Rosado. A informação recebida é que a situação atual das escolas é fruto do descaso de mais de 20 anos.

As obras feitas com péssima qualidade pelas gestões anteriores e sem prestação de contas também foi um dos argumentos citados pela secretaria. A reportagem também foi informada que a Secretaria de Educação realiza obras em três escolas estaduais localizadas em Mossoró. São elas: Manoel Justiniano, Raimundo Gurgel e Aída Ramalho.

“Concluímos uma megaobra na Escola Francisco Antônio de Medeiros, escola abandonada há tempos e que alem da obra é em tempo integral”, complementou a secretaria, informando ainda que na Escola Estadual Jerônimo Rosado será feita a revitalização do teatro. “Estamos formalizando uma parceria com a Uern para um projeto de inclusão social maravilhoso. Mais informações quando finalizado e após esse período eleitoral”, explicou.

 

Ordens de serviços para manutenção nas escolas

 

Caic

Escola Estadual Jerônimo Rosado

Escola Estadual Manoel João

Escola Dom Jaime Câmara

Escola Francisca Martins de Souza

Escola Luiz Dantas Cavalcanti

Escola José Nogueira do Couto.

Tags:

investimento
estrutura
escolas estaduais
Caic Belo Horizonte
Jerônimo Rosado
Mossoró

voltar