Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 08h45 | 21 Abr 2018 | Redação Coluna César Santos: PSDB do RN só vai definir alianças no mês de junho

Crédito da foto: Carlos Costa Deputado Ezequiel Ferreira é o presidente do PSDB do Rio Grande do Norte

COLUNA CÉSAR SANTOS - JORNAL DE FATO

O PSDB se reuniu com o PSD em São Paulo. Na mesa farta, oferecida pelo deputado federal Fábio Faria, sentaram a cúpula do tucanato potiguar, capitaneada pelo presidente da Assembleia Legislativa Ezequiel Ferreira de Souza, e o governador Robinson Faria, pai do anfitrião, devidamente iluminados pelas estrelas nacionais Geraldo Alckmin, ex-governador de São Paulo e governadorável, e Gilberto Kassab, ministro e presidente do PSD nacional.

O fato novo da sucessão estadual do Rio Grande do Norte. Alardearam os mais açodados.

Seria, ponderaram os mais sensatos, não fosse o jogo de cena de um dos lados da mesa, ocupada pela turma do bico longo.

O PSDB potiguar não se empolga com o projeto de reeleição do governador Robinson, mas também não fecha portas. O diálogo aberto em São Paulo, com flashes em tempo real para o RN, produziu apenas parte do processo natural de negociações que antecede o período das convenções partidárias quando são definidas candidaturas, alianças e coligações. Não mais do que isso.

O fato é que o tucanato está valorizado e usará isso em mesa de negociação, priorizando a meta a ser alcançada nas eleições deste ano. O partido exige uma das duas vagas ao Senado, com nome predefinido do ex-governador e ex-senador Geraldo Melo; coligação proporcional que viabilize a reeleição de seus oito deputados estaduais; além do compromisso de reeleição de Ezequiel Ferreira na presidência da Assembleia Legislativa.

O governador Robinson, que precisa construir um palanque, não coloca obstáculo para atender a proposta da turma do 45. Mesmo assim, o PSDB resiste antecipar decisão, por entender que o desgaste do governo, com reprovação acima dos 80%, é um risco de palanque. A maioria, dentro do partido, tem simpatia para um palanque de oposição, representado pela candidatura do ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT).

Os deputados Gustavo Fernandes (ex-MDB), Larissa Rosado e Tomba Faria (ex-PSB), que desembarcaram no ninho tucano aproveitando a “janela partidária”, se juntam à voz da oposição liderada, dentro do PSDB, pelo deputado federal Rogério Marinho, acompanhado da deputada estadual Márcia Maia. Esse grupo quer o partido longe de Robinson, e faz abafar o grito daqueles que desejam a companhia do governador, representados pelo deputado José Dias.

O debate vai se prolongar até o final de junho e, para não perder a fama, os tucanos ficarão em cima do muro até lá.

LEIA A EDIÇÃO IMPRESSA DO JORNAL DE FATO - NAS BANCAS E POR ASSINATURA (84 - 3323-8900)

Tags:

PSDB
PSD
Ezequiel Ferreira
Rio Grande do Norte
Robinson Faria
alianças
eleições

voltar