Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 11h15 | 18 Nov 2018 | Redação Rondinelli Carlos: "A prioridade de qualquer governo deve ser a saúde"

Crédito da foto: Edilberto Barros/CMM Vereador Rondinelli Carlos é o entrevista do Cafezinho com César Santos

Por Maricélio Almeida/JORNAL DE FATO

Em seu primeiro mandato como vereador, o ex-secretário municipal de Agricultura Rondinelli Carlos (PMN) reforçou em agosto deste ano a bancada de apoio à prefeita Rosalba Ciarlini (PP). O edil considera que a decisão foi acertada e apresenta, na entrevista a seguir, um balanço da sua atuação na Câmara de Mossoró até o momento, avalia a gestão municipal, comenta a possibilidade de fusão do seu partido com outra sigla em virtude da cláusula de barreira e destaca projetos de sua autoria que já foram sancionados e os que ainda estão tramitando no Poder Legislativo. Acompanhe.

 

VEREADOR, a Câmara Municipal de Mossoró se prepara para encerrar mais uma sessão legislativa. Foi um ano tranquilo para o Poder Legislativo?

FOI um ano intenso, de desafios. Nós temos um cenário nacional ligado à parte econômica que realmente criou embaraços, dificuldades aos Estados e não foi diferente aos Municípios. Mossoró tem um papel preponderante na economia do nosso estado, é a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, com uma população estimada em cerca de 300 mil habitantes, o que faz que a Câmara Municipal permaneça vigilante, buscando debater os temas importantes para a cidade. Considero que as bancadas, tanto a de situação como a de oposição, vêm buscando cumprir o seu papel ao longo deste ano. Foram debates calorosos, mas o intuito sempre é que deva prevalecer a melhoria da cidade de Mossoró. Eu avalio como positivos os trabalhos que vêm acontecendo ao longo deste ano de 2018 dentro do Legislativo Municipal, tendo em vista a prioridade ser a melhoria do serviço público, e já temos visto melhorias razoáveis, significativas ao longo, principalmente, desses últimos 12 meses.

 

EM AGOSTO, o senhor anunciou a migração da bancada oposicionista para a bancada de apoio à prefeita Rosalba Ciarlini (PP). O que motivou essa decisão e qual a avaliação que o senhor faz hoje, passado cerca de três meses da migração?

NÓS assumimos essa condição buscando dar continuidade ao trabalho que já estávamos realizando durante todo o ano de 2017 na Câmara e grande parte do ano de 2018, só que com um diferencial: nós, com essa condição de bancada de situação, teríamos uma escuta melhor por parte do Executivo Municipal, e consideramos que a cidade de Mossoró precisa ficar acima de qualquer questão, seja ela principalmente política ou partidária. Quem acompanha o trabalho diário na Câmara, nossas redes sociais e principalmente os nossos pronunciamentos, percebe que continuamos uma linha de trabalho voltada para as camadas sociais menos favorecidas, buscando e apontando as dificuldades na gestão municipal, mas apresentando sugestões de melhorias, o que já fazíamos na bancada da qual nós pertencíamos; a diferença é que na bancada de situação nós temos a oportunidade de sentar e dialogar diretamente com a prefeita municipal, com sua equipe de auxiliares. Entendemos que isso vem dando certo, os resultados vêm aparecendo, temos nos esforçado para dar o melhor, já que o povo nos confiou esse mandato até o ano de 2020.

 

EM QUE pontos, na visão do senhor, a gestão da prefeita Rosalba Ciarlini pode melhorar e o que o senhor destacaria de positivo no mandato da atual chefe do Poder Executivo municipal?

SEMPRE destacamos que toda e qualquer área pode ser melhorada. Nós precisamos reconhecer que nada é perfeito. Agora, se nós tivermos como intensificar as melhorias para a área da Saúde, iremos atender toda a população. A prioridade de qualquer cidade precisa ser a pasta da Saúde, nós sabemos que muito tem sido feito ao longo desses quase dois anos de gestão municipal, mas necessita melhorar, e se melhora com recursos, mas os recursos têm sido dificultosos para os municípios, principalmente para os municípios polos. Destaco como positivo no mandato da prefeita as questões oriundas a obras, podemos destacar a Unidade de Educação Infantil (UEI) do bairro Alto do Sumaré, que atenderá os moradores de todos os bairros adjacentes. Destacaria, também, investimentos relacionados à infraestrutura, principalmente os voltados para o saneamento básico, como a conclusão da estação elevatória da bacia do bairro Belo Horizonte, e ainda os serviços na região dos Abolições, e também no Santo Antônio. Importante deixar registrado que a prefeita tem feito um esforço, priorizado a folha de pagamento dos servidores. Esse é um desafio grandioso.

 

A RELAÇÃO da prefeita com a bancada da situação tem sido tranquila?

POR estarmos dando sustentabilidade administrativa e política, nós temos um diálogo permanente com a chefe do Executivo Municipal. Esse diálogo tem sido pautado principalmente na ética, transparência e na busca incessante por entendimentos que visem contribuir diretamente com a cidade de Mossoró. Toda e qualquer relação tem seus momentos de dificuldades e seus momentos bons. A bancada de situação visa contribuir com a gestão municipal, sem criar embaraços, dificuldades, apresentando os problemas e apontando as soluções que podem ser adotadas pela chefe do Executivo, dra. Rosalba Ciarlini. Considero uma relação respeitosa, bastante amistosa.

 

COMO o senhor avalia a gestão da vereadora Izabel Montenegro na presidência da Câmara?

A PRESIDENTE Izabel tem buscado, junto a toda a Casa Legislativa, acertar. Temos visto melhorias ao longo desses quase dois anos no que se refere à acessibilidade do prédio da Câmara Municipal, reformas necessárias nos gabinetes, em especial questões relacionadas à parte hidráulica, uma melhoria também importantíssima no plenário, mas gostaria de fazer um registro em especial: esta legislatura conseguiu a doação de um terreno para que nós tenhamos a sede própria da Câmara. Esse é um sonho de todo e qualquer parlamentar e essa é uma obrigação da Câmara com a população de Mossoró. O primeiro passo foi dado. Precisamos agora correr em busca de viabilidade financeira para que o segundo passo possa ser dado.

 

O PARTIDO do senhor, o PMN, não atingiu a cláusula de barreira nas eleições gerais deste ano. Há possibilidade de fusão com outras siglas?

NÓS temos acompanhado, através da mídia, a possibilidade de fusão com outras siglas, mas o diretório estadual, até o presente momento, não fez nenhum contato com o diretório municipal de Mossoró, para tratar sobre essa temática. Estamos esperando os acontecimentos para sabermos quais os destinos, não somente de um, de dois, mas de diversos partidos que se encontram em situação semelhante à do nosso.

 

ENCERRADO o pleito de 2018, tem início a movimentação em torno das eleições municipais de 2020. O nome do senhor será colocado à disposição em busca de um novo mandato?

NÓS estamos sempre à disposição da cidade de Mossoró, para buscar contribuir decisivamente com as melhorias para a cidade e, como sempre gosto de registrar, para o campo, com o qual tenho uma grande afinidade.

 

QUE análise o senhor faz destes primeiros dois anos de atuação na Câmara Municipal de Mossoró?

O GABINETE do Povo tem procurado, ao longo de todo o tempo, corresponder às expectativas da população mossoroense. Nós trouxemos à pauta de discussões projetos importantes, relevantes para a sociedade. Defendemos temas que estavam na pauta do dia da população, não somente por estar na pauta, mas por ser prioridade na hora em que a população mais carente necessitava. Temos sido vigilantes, buscando dar nossa parcela de contribuição de forma bastante ativa para que consigamos, ao término de todo o trabalho, deixar um legado para a população mossoroense, um legado de ética, compromisso e, acima de tudo, de responsabilidade com todos aqueles e aquelas que acompanham o nosso trabalho legislativo.

 

PARA finalizar, a prefeita Rosalba Ciarlini sancionou recentemente projetos de lei de autoria do senhor, como o que autoriza a criação do Conselho Municipal de Proteção Animal. Que outras iniciativas do senhor estão em tramitação e que poderiam ser destacadas?

ESTAMOS extremamente satisfeitos com a sanção do nosso projeto de lei que autoriza a criação do Conselho Municipal de Proteção Animal. Também gostaria de destacar que nosso gabinete é autor do projeto, que hoje é lei, que versa sobre o tratamento das pessoas diagnosticadas com o transtorno do espectro autista (TEA). Também autor da lei que versa sobre o tratamento das pessoas que possuem microcefalia. Nosso gabinete é autor da lei que versa sobre a perfuração de poços para criadores de ovinos e caprinos e produtores de orgânicos, entre outras leis. Além disso, temos tramitado nas comissões temáticas da Casa Legislativa mais de 70 projetos, que vão desde o acesso à educação, às universidades públicas e privadas, até o setor de esporte e lazer. Temos tramitado projetos que versam sobre a área social e também sobre as questões culturais. Nosso mandato é plural e tem procurado dar as respostas devidas à população. Agradeço, inclusive, a toda a nossa equipe de auxiliares, de assessores, os amigos e amigas que colaboram com o nosso mandato, com sugestões, ideias, para que possamos sempre superar os desafios diários.

Tags:

Saúde
governo
Rondinelli Carlos
entrevista
vereoador
Mossoró

voltar