Ministério da Defesa atende pedido do governador Robinson Faria e enviará tropas do Exército para a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, onde o índice de assassinatos é alarmante. Mossoró já registrou mais de 40 homicídios no ano de 2018
BLOG DO CÉSAR SANTOS
O governador Robinson Faria (PSD) pediu socorro ao Ministério da Defesa para enfrentar a escalada da violência em Mossoró, a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. O grande número de assassinatos, que vem batendo recordes históricos, mostra que o Estado fracassou e que só o reforço “extra” é capaz de restabelecer a paz.
O pedido de Robinson foi atendido. A Força Nacional, que está em Natal desde a rebelião em Alcaçuz, há mais de um ano, será transferida para Mossoró na próxima sexta-feira (23).
O governo não deu detalhes de como será feito o trabalho, o número de homens e estrutura que será usada. As informações serão apresentadas aos jornalistas somente na sexta-feira, com a chegada da Força Nacional.
A segurança pública em Mossoró enfrenta o pior momento da história, com alto índice de homicídios, assaltos, arrastões, roubos e outras ações marginais. Em 45 dias de 2018, a cidade registrou 42 assassinatos, média de quase uma morte violenta por dia.
A presença da Força Nacional é a esperança de que a escalada da violência seja inibida. O governador Robinson, que prometeu ser o “governador da segurança”, espera dá uma resposta positiva aos mossoroense no apagar das luzes do seu governo.
NOTA DO BLOG DO CÉSAR SANTOS: Essa será a segunda vez em dois meses que a Força Nacional desembarca em Mossoró. No final de 2017, as tropas vasculharam a cidade durante 20 dias, suprindo a ausências das forças de segurança do Estado que estavam greve por salários em dia.
O ministro da Defesa, Raul Jungmann, veio a cidade para apresentar a Operação Potiguar II e garantir que a Força Nacional iria estabelecer a ordem. O resultado foi positivo e no período que as tropas estavam em Mossoró o número de homicídios caiu consideravelmente.
Tags: