Sexta-Feira, 03 de janeiro de 2025

Postado às 10h15 | 23 Jun 2024 | redação Glaucoma: O que é a doença que fez Marrone passar por cirurgia de urgência?

Crédito da foto: Reprodução Cantor Marrone perdeu parte da visão

COLUNA CONEXÃO SAÚDE

O cantor Marrone, da dupla com Bruno, precisou passar por uma cirurgia de urgência após ser diagnosticado com o estágio avançado de glaucoma. A intervenção cirúrgica foi um sucesso, mas o artista deverá tratar a doença pelo resto da vida para evitar a perda total da visão.

“Para todos que já operaram de glaucoma: seu problema não está resolvido, fique perto do seu médico, continue o acompanhamento pelo resto da sua vida. A cirurgia pode deixar de funcionar, mas existem técnicas para utilizar. O importante é controlar a pressão do olho”, conforme explicou o oftalmologista Francisco Eduardo Lima.

Marrone perdeu parte da visão e se recupera do procedimento em casa. Inclusive, ficou impossibilitado de se apresentar no Mossoró Cidade Junina, que estava agendado para esta sexta-feira, 21. Bruno fez show solo.

O caso de Marrone chamou a atenção de especialistas que reforçaram a importância da prevenção da doença e recomendaram que, após os 40 anos, as pessoas façam consultas de checagem com médicos oftalmologistas.

O glaucoma é uma doença principalmente da idade adulta e avançada. Uma pessoa que não tem doença nos olhos pode ir ao oftalmologista no máximo a cada dois anos. Mas quem tem glaucoma deve fazer exames pelo menos a cada seis meses. Em casos graves, as consultas podem ser ainda mais frequentes.

O glaucoma pode levar meses e até anos para se desenvolver, sem apresentar qualquer alteração. Na maioria dos casos, a doença progride lentamente, sem que o paciente note a perda gradual da visão periférica. Normalmente, a visão vai piorando das laterais para o centro do campo visual.

 

Veja os tipos de glaucoma

Glaucoma crônico de ângulo aberto:

80% dos casos de glaucoma são do tipo crônico de ângulo aberto. Apesar de não apresentar sintomas, deve ser tratado o quanto antes para evitar o risco do paciente perder totalmente a visão com o tempo.

 

Glaucoma agudo ou de ângulo fechado:

No glaucoma agudo, ocorre repentinamente um aumento da pressão intraocular, causando dores oculares tão intensas que podem acarretar em crises de vômito. Outros sintomas comuns são visão embaçada e vermelhidão ocular.

Este tipo de glaucoma é um caso de emergência clínica, pois os sintomas são súbitos e se não tratados o paciente corre o risco, em apenas um ou dois dias, de agravamento da visão e até mesmo à cegueira.

 

Glaucoma de pressão normal:

Este tipo de glaucoma ocorre em pacientes com a pressão intraocular normal, causando inesperadamente danos ao nervo óptico e estreitamento da visão lateral. Tanto nos casos de glaucoma de ângulo aberto como de pressão normal, raramente o paciente apresenta sintomas bem definidos.

 

Glaucoma Secundário:

É o Glaucoma decorrente de outras doenças oculares que interfiram com a drenagem do líquido interno do olho (humor aquoso). Podem estar associados a:

- cirurgias oculares

- cataratas avançadas

- lesões oculares

- alguns tipos de tumores

- uveítes (inflamações oculares)

- uso indiscriminado de corticosteróides

 

Glaucoma Congênito:

O Glaucoma congênito é uma doença rara, hereditária e geralmente apresenta sintomas característicos:

- olhos embaçados

- sensibilidade à luz

- lacrimejamento excessivo

- globo ocular aumentado

- córnea grande e opacificada

Ocorre pela má formação ocular da criança, afetando o bebê desde o nascimento até, aproximadamente, 3 anos de idade. O pediatra pode fazer este diagnóstico.

Essas alterações são decorrentes do aumento da pressão intraocular que pode acontecer já durante a gestação. O tratamento sugerido é a cirurgia, que caso seja feita precocemente pode apresentar bons resultados.

Tags:

Glaucoma
cirurgia
visão
olhos

voltar