Por Carlos Lins - Especial Congresso em Foco
Os partidos de esquerda, somados, elegeram o menor número de prefeitos nas eleições municipais de 2024 em comparação a todas as outras disputas nos últimos 20 anos. Juntos, PT, PSB, PDT, PC do B, PV, Rede e Psol ganharam o comando municipal de 749 cidades neste ano, número inferior ao registrado em todas as disputas eleitorais de 2004 a 2020.
... Leia mais
O MDB foi o partido que elegeu mais prefeitos e prefeitas no Rio Grande do Norte. Um total de 45 prefeituras distribuídas em todas as regiões do interior do estado. No entanto, é o União Brasil que governará para um maior número de eleitores a partir de 1º de janeiro de 2025, embora a legenda tenha ganhado menor número de prefeituras, no total de 28.
Levando em conta os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)... Leia mais
VAI SEM DEIXAR SAUDADE
O encerramento da atual legislatura mossoroense tem sido melancólico. Não há produção, não há debate, quase nada funciona. As sessões esvaziadas acabam antes de começar.
O cenário na Câmara Municipal de Mossoró, que já era ruim, ficou ainda pior com o fim das eleições, em que apenas oito dos atuais ocupantes do Legi... Leia mais
NEM LULISMO, NEM BOLSONARISMO
Perdeu quem apostou que as eleições municipais de 2024 seriam um confronto de Lula (PT) X Bolsonaro ou da esquerda X direita. Talvez, antes de os blocos irem às ruas, esse cenário fosse o mais próximo das lentes dos analistas políticos.
E fazia sentido, afinal, as arquibancadas de 2022 continuavam de pé.
Agora, com a bola rolando, ou melhor, com a campanh... Leia mais
O deputado federal Paulinho Freire, do União Brasil, foi eleito neste domingo, 27, para governar Natal pelos próximos quatro anos, entre 1º de janeiro de 2025 a 31 de dezembro de 2028. Ele derrotou a candidato do PT, deputada federal Natália Bonavides, no segundo turno das eleições municipais 2024.
Apoiado pelo atual prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), e pelo líder do bolsonarismo no estado, senador R... Leia mais
Jornal de Fato
Neste domingo, 27, mais de 33 milhões de eleitores de 51 municípios brasileiros voltam às urnas para votar no segundo turno para prefeito. Entre elas, 15 capitais, incluindo São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS). Natal, a capital potiguar, também vive o segundo turno das eleições (veja reportagem na página 3). As demais 11 capitais encerraram as disputas no pri... Leia mais
Por César Santos – Jornal de Fato
Neste domingo, 27, mais de 575 mil natalenses voltam às urnas para eleger o futuro prefeito ou prefeita da capital do Rio Grande do Norte. O deputado federal Paulinho Freire, do União Brasil, e a deputada federal Natália Bonavides, do PT, disputam a maior prefeitura do estado e chegam à reta final do segundo turno das eleições municipais sem favoritismo.Leia mais
BOLSONARISMO OU LULISMO?
Quem vai governar Natal a partir de 1º de janeiro de 2025: o deputado Paulinho Freire, do União Brasil, ou a deputada Natália Bonavides, do PT?
Os natalenses decidem neste domingo de eleições.
Disputa acirrada.
Não há como antecipar o vencedor ou a vencedora.
No entanto, qualquer que seja o resultado, terá impacto na sucessão estadu... Leia mais
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.