Quarta-Feira, 26 de fevereiro de 2025

Postado às 11h15 | 25 Set 2018 | Mesa Diretora da Assembleia exonera investigado na 'Canastra Real'

Crédito da foto: Reprodução Os

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, por ato de sua Mesa Diretora, exonerou Luiz Gonzaga Meira Bezerra Neto do cargo em comissão de Diretor Geral da Presidência.

Ele é um dos envolvidos na operação Canastra Real, que investiga o desvio de quase R$ 2,5 bilhões através de servidores fantasmas.

Luiz Gonzaga foi alcançado pelas investigações do Ministério Público Estadual (MPRN), e teve seu endereço residencial, no bairro Tirol, em Natal, como alvo de busca e apreensão.

Ele já tinha sido personagem da “Operação Dama de Espadas”, que desviou quase R$ 10 milhões da Assembleia Legislativa, via servidores fantasmas.

O Ministério Público descobriu que em dados prospectados da Central Notária de Serviços Eletrônicos Compartilhados (CENSEC), Luiz Gonzaga teria pelo menos 51 procurações de servidores e ex-servidores da Assembleia Legislativa outorgadas em seu favor.

O MPRN desconfia que ele recrutava e tinha responsabilidade de gerir outro núcleo de fantasmas, mas com salários menores do que o grupo comandado por Ana Augusta Simas Aranha Teixeira de Carvalho, chefe de Gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa.

Ana Augusta foi presa na segunda-feira (17), durante a operação Canastra Real, juntamente com outros seis envolvidos (VEJA AQUI). Ela não foi exonerada e continua presa na Academia de Polícia Militar, em Natal.

Até aqui, o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), não se pronunciou sobre o escândalo, mesmo com o envolvimento de pessoas alojadas na sua antessala.

Tags:

Luiz Gonzaga Meira
Canastra Real
Assembleia Legislativa
fantasmas
Ana Augusta Simas
Ezequiel Ferreira de Souza

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO