O recurso especial eleitoral do candidato a deputado federal Kericlis Alves Ribeiro, “Kerinho” (PDT), que pode alterar a composição da bancada federal do Rio Grande do Norte eleita no pleito de 7 de outubro, saiu da pauta da sessão ordinária desta terça-feira (23).
Foi a pedido do ministro-relator Jorge Mussi, que vai aguardar a análise de outros recursos com conteúdo parecido, para uniformizar a sua decisão.
A previsão é que o julgamento do recurso aconteça antes da diplomação dos eleitos, até a segunda quinzena de novembro.
O julgamento gera grande expectativa, uma vez que pode mudar o quadro dos oito deputados federais eleitos em 7 de outubro.
Se os votos de Kerinho, que estão em “anulados”, passarem para “válidos”, o deputado federal Beto Rosado (PP) renovará o mandato, e sairá Fernando Mineiro (PT), eleito como o segundo colocado da coligação “Do Lado Certo”.
Kerinho teve o pedido de registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN). Caso consiga reverter na Corte Superior, os seus votos, que foram anulados, passarão a contar para a coligação “100 RN I”, formada pelo PDT/PP/MDB/PPS/DEM, alterando o cálculo do quociente partidário e das sobras de votos, o que provocará alteração na composição da bancada eleita.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.