Quarta-Feira, 08 de janeiro de 2025

Postado às 09h00 | 10 Abr 2022 | redação Lume da Fogueira se prepara para retornar aos festivais juninos

Crédito da foto: Arquivo / JORNAL DE FATO Lume da Fogueira em apresentação no Mossoró Cidade Junina

Po Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO

Às vésperas do lançamento da edição do Mossoró Cidade Junina (MCJ) deste ano, os mossoroenses se animam com o retorno do maior evento da cidade. O MCJ é responsável por movimentar diversos segmentos da economia, desde os pequenos comerciantes até as grandes empresas, a exemplo das redes de hotelaria, que veem a ocupação aumentar durante os festejos juninos.

Além de movimentar a economia, o MCJ também proporciona uma troca de vivências e de culturas, por meio dos visitantes e, especialmente, dos grupos de quadrilhas juninas, que visitam a cidade durante a realização dos festivais juninos. Neste ano, a emoção de retornar aos festivais será ainda maior, já que por dois anos os grupos não puderam expressar a arte da quadrilha junina.

A reportagem do JORNAL DE FATO conversou com Abraão Morais, coreógrafo da Lume da Fogueira, grupo de quadrilha junina de Mossoró, que se destaca em festivais locais e de vários estados. A Lume surgiu dentro de uma escola municipal de Mossoró e, nos seus 24 anos de história de São João já se destacou em vários festivais do Brasil. “Uma quadrilha que saiu de uma escola municipal e tornou-se uma das maiores potências no cenário junino do Brasil. Hoje, leva o nome da nossa cidade, Mossoró, por onde passa”, aponta o coreógrafo.

A Lume da Fogueira é a única tetracampeã estadual no Festival da Intertv Cabugi, é bicampeã do Festival Quatrocentão do SBT, possui diversos títulos no Festival de Quadrilhas de Mossoró e em diversas cidades do estado do Rio Grande do Norte. Além disso, a quadrilha junina de Mossoró é a atual campeã do Nordestão da União Nordestina de Entidades Juninas (UNEJ).

Por ter o título de atual campeã do Nordestão da UNEJ, a Lume da Fogueira se apresentará no festival deste ano. Abraão Morais informa que neste ano de 2022 não ocorrerá o tradicional concurso de quadrilhas do Nordestão, mas as atuais campeãs se apresentarão no festival. “O concurso regional da Globo Nordeste realizará uma amostra de quadrilha com as campeãs de 2019”, informa.

Abraão Morais informa que, participar de um festival como o do Globo Nordeste é o sonho de todo quadrilheiro. “Todo quadrilheiro tem o sonho de chegar ao festival regional da Globo. A Lume é a única tetracampeã do estado, e voltar mais uma vez ao Pernambuco é algo magnífico”, aponta.

O coreógrafo falou ainda sobre o retorno do grupo aos festivais, depois de dois anos. Questionado sobre as expectativas para a retomada das apresentações, Abraão Morais informou que todo o grupo espera que esse momento seja mágico. “As expectativas são muitas, nem tanto pelas competições, mas sim pela oportunidade de viver tudo isso novamente após dois anos muito difíceis, anos esses que perdemos muitos colegas juninos. Voltar a fazer o que amamos em 2022 será algo mágico”, informa Abraão Morais.

Ainda de acordo com o coreógrafo, a Lume da Fogueira retornará com um espetáculo diferente de tudo que já foi feito. Abraão garante que o público ficará encantado com tudo que está sendo preparado com muito amor e dedicação para esse retorno. “Sobre 2022, o público pode aguardar uma Lume diferente de tudo que já foi visto, tudo muito simples, mas feito com muito AMOR. Amor esse que vai transbordar depois de dois anos, no São João do Brasil”.

Além de toda a emoção de retornar aos festivais, os integrantes da Lume da Fogueira terão novamente a oportunidade de se apresentar para o público mossoroense. O coreógrafo da quadrilha junina informa que as apresentações em Mossoró são as mais aguardadas por todos os integrantes do grupo. “Mossoró é o lugar mais esperado por nós que fazemos a Lume da Fogueira. Poder estar de volta a essa arena maravilhosa, ouvir a torcida gritando 'Lume da Fogueira' não tem preço. Só sendo Lume pra saber do que eu estou falando”.

Os ensaios da quadrilha junina foram iniciados ainda no ano passado, seguindo os protocolos sanitários exigidos na época. Abraão Morais informa que o grupo voltou a ensaiar de forma tímida, mesmo sem a certeza de que os festivais seriam liberados. “Voltamos tímidos, com muitos cuidados em relação à Covid-19, mais hoje graças a Deus já estamos no pique que tínhamos antes. Estamos muito focados em sair, em ver a quadrilha existir; esse desejo é de todos que lá estão dando tudo de si nesse retorno ao São João”, conclui.

Inscrição

Na última quinta-feira, 7 de abril, foram publicadas no Jornal Oficial do Município (JOM), as informações sobre o processo de inscrição das quadrilhas juninas para participação no Festival Independente de Quadrilhas de Mossoró. O documento trata sobre os prazos para inscrições, formato do evento, dias em que ocorre o festival e traz ainda as regras para quem deseja participar.  De acordo com o documento, o Festival Independente de Quadrilhas de Mossoró ocorre entre os dias 10 e 24 de junho.

 

Confira as modalidades que poderão participar do Festival:

I) Festival Municipal de Quadrilhas nas Categorias:

a) Estilizada (Adulto e Infantil);

b) Tradicional (Adulto e Infantil);

c) Festival da Colheita (Zona Rural);

d) Festival da Melhor Idade (Quadrilhas Juninas Melhor Dança);

e) Comédia.

II) Festival Estadual de Quadrilhas nas Categorias:

a) Estilizada (Adulto);

b) Tradicional (Adulto).

III) Festival Interestadual de Quadrilhas na Categoria:

a) Estilizada (Adulto)

 

Confira o cronograma de apresentações:

Categoria Municipal

10 De Junho/19h

Quadrilha Zona Rural. Festival Melhor Idade E Comédia.

Arena Deodete Dias

Categoria Municipal

11 De Junho/19h

Tradic./Estil. Adulto

Arena Deodete Dias

Categoria Municipal

12 De Junho/ 19h

Tradic./Estil. Infantil

Arena Deodete Dias

Categoria Estadual

15 De Junho/19h

Tradicional/Estilizado

Arena Deodete Dias

Categoria Estadual

16 De Junho/19h

Tradicional/Estilizado

Arena Deodete Dias

Categoria Estadual

17 De Junho/19h

Tradicional/Estilizado

Arena Deodete Dias

Categoria Estadual

18 De Junho/19h

Tradicional/Estilizado

Arena Deodete Dias

Categoria Interestadual

19 De Junho/19h

Festival Interestadual

Arena Deodete Dias

Categoria Interestadual

22 De Junho/19h

Festival Interestadual

Arena Deodete Dias

Categoria Interestadual

23 De Junho/19h

Festival Interestadual

Arena Deodete Dias

Categoria Interestadual

24 De Junho/19h

Festival Interestadual


 

Coreógrafo fala sobre a sua trajetória e sobre o período de pandemia

A história da Lume da Fogueira se confunde com a de Abraão Morais, que faz parte do grupo desde o ano de 2003 e, até hoje, contribui para o bom desempenho e entrosamento da quadrilha. O coreógrafo concede todo o mérito do seu reconhecimento profissional que conquistou no mundo das quadrilhas ao grupo mossoroense.

“Estou na Lume desde 2003, e até 2009, quando eu me tornei coreógrafo oficial, eu sempre ajudava nas coreografias. Hoje, construí um nome graças à Lume, isso não vou esquecer jamais. Posso sair e ir pra qualquer grupo, mas eu jamais serei ingrato com o nome Lume da Fogueira. Foi esse grupo que me fez ser o profissional conhecido que eu sou hoje. Então, serei eternamente grato à Lume”, informou o coreógrafo.

Questionado sobre como foi o período de pandemia, Abraão Morais relata que foi doloroso, especialmente por ter perdido pessoas importantes para a sua vida pessoal e para o grupo. Ele informou também que retornar nesse período de pandemia representa a vida, o recomeço. Por isso, todo o grupo agradece pela oportunidade de retornar aos festivais e, principalmente por mais um São João.

“Esse período foi doloroso por não fazer o que mais amávamos, e doloroso por ver tanta gente querida, muitos colegas juninos, perdendo suas vidas para esse vírus cruel. Então, estar de volta em 2022 será meio que uma forma de agradecer a Deus pelo dom da vida, agradecer a oportunidade de estar podendo viver tudo isso de novo. Temos as melhores expectativas, principalmente pela oportunidade de viver tudo isso novamente após dois anos difíceis. Percebi que a vida é um sopro, e nós temos que aproveitar cada segundo”, finaliza.

Tags:

Lume da Fogueira
Cidade Junina
Mossoró
quadrilha junina

voltar