Terça-Feira, 07 de janeiro de 2025

Postado às 09h30 | 01 Ago 2022 | redação De Mossoró para o mundo: conheça Carol Paiva, a Cake Designer do elenco da Disney

Crédito da foto: Cedida Cake Designer Carol Paiva e a apresentadora Nadja Haddad do Bake Off Brasil

Por Ângela Karina / Jornal de Fato

De Mossoró para o mundo. Caroline de Paiva Ball, ou simplesmente Carol, vive o seu próprio conto de fadas. Essa mossoroense de 39 anos iniciou o curso de Agronomia em 2014 na Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, mas não concluiu devido à necessidade de trabalhar e não conseguir ter tempo pra estudar. Dessa experiência, cultiva o seu amor às plantas, tem uma horta e cria minhocas para fertilização do solo. Atualmente, é membro do elenco da Disney, na Flórida/USA, onde reside.

Sua trajetória de sucesso profissional como Cake Designer deslanchou em 2018 quando desbancou mais de 30 mil inscritos para a quarta temporada do Bake Off Brasil – Mão na Massa, do SBT, comandado pela jornalista e apresentadora Nadja Haddad, e Olivier Anquier e Beca Milano como jurados. Participou da seletiva entre os 20 que disputaram os 16 aventais e conseguiu ficar no programa por quase um mês.

O Bake Off Brasil é um reality show em que confeiteiros amadores são submetidos a provas técnicas e criativas e precisam colocar a mão na massa para enfrentar os jurados especializados. A cada semana, um candidato é eliminado da competição.

Antes do programa, Carol amargava as dificuldades de seguir com a sua arte em forma de bolos, pois tinha dificuldade de vendê-los em sua cidade de origem, aqui em Mossoró. Talentosa desde cedo, a Caligrafia, uma profissão quase extinta, era mais uma das formas de expressar os seus dons. Mas Carol, por ser uma mulher batalhadora, sonhadora e muito estudiosa, foi atrás dos seus sonhos além-fronteiras.

Para Carol, participar do Bake Off Brasil – Mão na Massa foi o capítulo I da sua história. O capítulo II começou a ser escrito em maio desse ano quando conseguiu entrar para o Walt Disney World, tornando-se Disney Cast Member (membro do elenco da Disney). O processo se deu por meio de entrevista e ela foi aprovada para fazer parte desse mundo de magia e sonhos.

A Disney possui seis complexos com parques temáticos pelo mundo, em localidades distintas. São elas: Anaheim, na Califórnia (EUA); Orlando, na Flórida (EUA); Paris (França); Tókio (Japão); Hong Kong e Xangai (China). Carol trabalha no Disney Grand Floridian, nos Estados Unidos.

Para ela, “sorte é o resultado de muito esforço, trabalho e dedicação”. E com muito esforço hoje brilha na Disney.

Domingo conversou com Carol Paiva sobre a sua trajetória até chegar ao Walt Disney World. Confira!

Quando foi que começou a trabalhar como Cake Designer? Quem te inspirou?

Eu sempre gostei de trabalhos manuais e sempre tive facilidade com isso. Minha primeira inspiração na confeitaria artística foi Marta Ballina, uma confeiteira da Argentina que tinha um programa transmitido pela BAND na década de 90. Mas só em 2000, depois de ter aprendido a modelar em biscuit, foi que fiz meu primeiro bolo. Esses a princípio eu fazia sem cobrar nada para parentes e amigos. Daí fui investindo em material e desenvolvendo as técnicas até que eu vi que poderia juntar a necessidade de trabalhar e fazer o que gostava.

 

Quais as maiores dificuldades em seguir como Cake Designer aqui em Mossoró?

As maiores dificuldades para seguir como Cake Designer em Mossoró era a falta de recursos financeiros para investir em algo maior e de apoio de quem poderia me apoiar. Talento por si só não leva ninguém a lugar nenhum. É preciso ter uma rede de apoio que acredite que esse talento é especial e precisa ser valorizado.

Em função dessas dificuldades, resolveu mudar de cidade e foi direto para a Flórida/EUA ou morou em alguma outra cidade antes?

Sentindo-me desvalorizada e invisível eu decidi acatar os conselhos de uma amiga que já morava nos EUA. Ela sempre me dizia que meu trabalho seria muito mais valorizado aqui na América. A princípio eu fui para o estado de Utah e com a ajuda da comunidade brasileira comecei a criar minha clientela. Depois de algum tempo que eu já havia conhecido meu marido e casado foi que nos mudamos para a Flórida, por ter um clima mais ameno e para ficar mais perto dos meus sogros que já moravam na Flórida.

 

Como surgiu a ideia de participar do Bake Off Brasil – Mão na Massa?

No meio de todas essas dificuldades eu ainda tinha alguns amigos que me aconselhavam a não desistir. Um deles era Caio, de São Paulo, chef de cozinha que sempre admirou meu trabalho e me dizia pra investir. Ele foi a primeira pessoa que me deu a ideia de participar do Bake Off e é lógico que eu achei que ele estava sonhando alto demais. Mas aí quando iniciou a próxima seletiva ele insistiu e eu fiz minha inscrição. Para minha enorme surpresa eu fui passando em cada etapa, até receber uma ligação enquanto eu estava andando pelo centro de Mossoró. Na ligação, o produtor do Bake Off me informou que eu estava entre os últimos 16 e queria saber se eu poderia ir pra São Paulo para iniciar as gravações em algumas semanas. Foram mais de 30 mil inscritos.

A participação no Bake Off Brasil – Mão na Massa trouxe muita visibilidade ao seu trabalho? Resultou em muitas parcerias?

Após minha participação no Bake Off ouve, sim, um certo reconhecimento, principalmente entre as confeiteiras, que é o público-alvo que assiste o programa. Algumas pessoas me encontravam na rua e pediam pra fazer self. Eu participei de feiras, dei aulas, abri minha própria empresa que funcionava em casa, mas ainda era um sonho solitário. Eu tentei algumas parcerias com empresas de Mossoró, mas não tive portas abertas. Então eu continuei fazendo bolos até conseguir os recursos necessários para arcar com o próximo projeto, minha vinda para os EUA.


Quando e como surgiu a oportunidade de se tornar um Disney Cast Member (membro do elenco Disney)?

Aqui nos EUA eu conheci muita gente que acreditou em mim. Uma delas me ofereceu uma parceria, ela já trabalhava com docinhos e salgados para festas e casamentos. Com ela aprendi muito e elevei ainda mais minhas técnicas e o perfeccionismo na minha produção. A parceria durou 6 meses até que eu casei e abri meu próprio negócio, com total apoio do meu marido. Mas o inverno intenso de Utah nos fez mudar para a Flórida em fevereiro de 2020. Novos clientes surgiram e meu portfólio enriquecendo durante dois anos. Até que nesta última Páscoa eu tive oportunidade de conhecer o Disney Grand Floridian Resort. Todas as páscoas eles fazem uma exposição de Ovos de Chocolate e fomos ver. Eu tive fortemente a impressão de que deveria pesquisar por empregos na Disney para confeiteiros e assim eu fiz que cheguei em casa. Havia disponível uma vaga para Cake Decorator para trabalhar exatamente no Grand Floridian, exatamente com o time de confeiteiros que havia feito aquelas artes em chocolate. Eu queria muito fazer parte daquele time, então eu apliquei para a entrevista que aconteceria três dias depois. Resultado: fui contratada na hora, eles amaram meu portfólio e me colocaram no time do Disney Grand Floridian, como eu queria.

O que faz um Disney Cast Member?

Um Disney Cast Member é qualquer pessoa que trabalha na Disney. Cast significa elenco. Então para a Disney todo funcionário faz parte do elenco, faz parte do espetáculo. Não apenas os performers, as atrizes vestindo as fantasias, cantores, todos, incluindo quem trabalha na limpeza, na preparação de alimentos, na área da saúde, somos todos parte do elenco Disney, um Disney Cast Member, fazemos a magia acontecer.

 

Sua família continua morando em Mossoró? Vem sempre visitá-los? 

Minha família ainda mora, sim, em Mossoró, e ainda não tive oportunidade de visitá-los desde que vim, mas em breve estarei por aí. Quero levar meu marido para conhecer os eventos da nossa cidade e as belezas do Nordeste!

Tags:

Cake Designer
Carol Paiva
Disney
Mossoró
Flórida

voltar