Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO
A arte mossoroense voltará a brilhar em terras paulistanas. Durante os dias 19 e 29 de abril, a Cia. Pão Doce de Teatro estará em turnê por três cidades do estado de São Paulo, por meio de uma parceria firmada entre a companhia e o Sesc/SP. Pelo segundo ano seguido, a companhia apresentará o espetáculo “O Torto Andar do Outro” em quatro cidades do Estado, chegando pela primeira vez à capital.
As apresentações ocorrem nas cidades de Campinas, Mogi das Cruzes e São Paulo capital. “Essa é uma produção da Cia. Pão Doce em parceria com o Sesc/SP e será a primeira vez que apresentaremos o espetáculo que é baseado no cordel "Um Conto bem Contado" do mestre cordelista e mossoroense Antônio Francisco, na grande São Paulo”, informa a companhia.
A Cia. Pão Doce participou, no ano passado, do Projeto Circuito Sesc de Artes, percorrendo 9 cidades paulistas com outro espetáculo da companhia. De acordo com Raull Davyson, ator da companhia, a parceria com o Sesc é uma grande oportunidade de mostrar o trabalho do grupo.
“Voltar a São Paulo para mais uma circulação e em mais uma parceria com o Sesc é sempre uma grande oportunidade de mostrarmos nosso trabalho de resistência”, disse o ator, que viajará ainda nesta semana com outros cinco componentes do grupo para realizar as apresentações.
A atriz e produtora Lígia Kiss também falou sobre o sentimento de retornar ao estado de São Paulo com o espetáculo. “Estamos muito animados em fazermos esse circuito. Essa é uma produção nossa, da própria Cia. Pão Doce e chegarmos às unidades do Sesc com nosso trabalho é o resultado de muita organização e diálogo. Essa parceria com as equipes tem sido fundamental para otimização dos nossos trabalhos para ainda mais longe”, comenta.
A atriz Mônica Danuta relembra que a companhia participou também do Circuito Sesc/SP no ano de 2017, com o espetáculo "A Casatória c´a Defunta". Questionada sobre como está a preparação dos componentes para este novo desafio, a atriz informou que ela segue incisiva, com ensaios intensificados. “A preparação segue intensa para a realização do circuito. É uma produção que vem sendo planejada e preparada desde o início do ano. Os ensaios são intensificados, preparação vocal e manutenção de material cênico”, disse.
Mônica Danuta fala ainda sobre a importância de parcerias como esta, que dão muita visibilidade às companhias. “É de grande importância cultural a promoção de circuitos/circulações artísticas pelo País. Isso possibilita o "Brasil conhecer o Brasil" através de suas manifestações. Levar o nosso fazer teatral para novos públicos, outras regiões, grandes centros e pequenas localidades, nos reforça o quanto ainda temos que expandir e democratizar ações culturais”, finaliza.
O Torto Andar do Outro é baseado em cordel de Antônio Francisco
"O Torto Andar do Outro" é um espetáculo baseado no cordel "Um Conto bem Contado" do mestre cordelista mossoroense Antônio Francisco. Trata-se de um drama que aborda, sobretudo, as relações da sociedade com as suas próprias diferenças, e a luta por respeito. “Ambientada em séculos atrás, o espetáculo mostra que mesmo com o passar dos anos, essas relações se fazem cada vez mais presentes", informa a companhia.
O espetáculo é um drama que teve sua estreia no ano de 2017, e foi ambientado em séculos passados. Conta a história de uma cidade existente dentro de uma cuia pendurada num galho de jatobá, onde todos andam para o lado. Quando surge a notícia de uma criança que anda para frente, ela é perseguida pelo rei e sua corte.
“Este é um trabalho que aborda, sobretudo, as relações da sociedade com as diferenças e a luta por respeito, e que mesmo com os passar dos anos estas relações são ainda mais presentes”, explica a companhia.
O espetáculo tem a direção compartilhada da Cia. Pão Doce com o diretor Marcos Leonardo, o mesmo assina figurino, cenário e adereço. Texto e músicas de Romero Oliveira e no elenco: Lígia Kiss, Mônica Danuta, Raull Davyson e o ator e músico convidado Diogo Rocha, que também assina a preparação vocal do coletivo. Na técnica e iluminação, Paulo Lima e sonoplastia de Medson Rigne. Produção executiva Lígia Kiss e Paulo Lima.
Programação do espetáculo “O Torto Andar do Outro” em São Paulo:
19/4 - Campinas/SP – Teatro Sesc Campinas às 20h (ingressos no site do Sesc/SP)
21, 22 e 23 – São Paulo/SP - Sesc Av. Paulista às 16h30 (evento gratuito)
26/4 – São Paulo/SP – Sesc Carmo, Praça do Poupatempo Sé às 13h30 (evento gratuito)
28/4 – Mogi das Cruzes – Sesc Mogi das Cruzes/Tenda às 20h (evento gratuito)
Companhia mossoroense tem mais de 20 anos de história
A Cia. Pão Doce tem mais de 20 anos de história e, durante todo esse tempo, vem desenvolvendo projetos na área de artes cênicas, música, audiovisual, dramaturgia e formações desde 2002. Ao longo da sua história, o grupo realizou montagens de espetáculos, saraus e contação de história.
Já circulou por 19 estados, participando dos principais Festivais e Projetos de Teatro do país, como “Palco Giratório”, “Circuito SESC”, “Funarte Artes nas Ruas”. A Cia. também desenvolve atividades pelas zonas rurais do município de Mossoró, com o “Pão Doce na Rural”. Atualmente, a Cia. mantém uma sede/espaço cultural, onde desenvolve ensaios, encontros, pesquisas, oficinas e atividades culturais no bairro Alto de São Manoel.
Mônica Danuta, atriz da companhia, falou sobre os melhores e os mais difíceis momentos já vividos pelo grupo ao longo desses mais de 20 anos. “Ao longo de nossa trajetória, com certeza um dos momentos mais difíceis enfrentados foi o enfrentamento à pandemia. Assim como em diversas áreas, tivemos nossas atividades suspensas desde o princípio e foi preciso nos reinventar e nos reestruturar. Já os melhores momentos, são todos aqueles que temos a oportunidade de executar o nosso trabalho da melhor forma possível. Com apoio, incentivo e encontro com o público”, finalizou.
Tags: