Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO
A Festa de Santa Luzia 2023 está sendo preparada e, neste ano, promete ser uma das maiores edições já realizadas. Aos poucos, a Paróquia de Santa Luzia vem divulgando a programação dos festejos, que neste ano conta com o retorno do Oratório de Santa Luzia, espetáculo que retrata a vida e morte da Virgem de Siracusa.
O retorno do espetáculo ocorre três anos após a sua última edição, em 2019. A notícia foi confirmada pelo padre Flávio Augusto Forte Melo, coordenador da Festa de Santa Luzia, na tarde de ontem, 8. Durante o anúncio, o pároco falou sobre a alegria de retornar com o oratório, que é um dos grandes eventos da festa religiosa.
"É com muita alegria que trazemos o grande anúncio, tão esperado pelos fiéis da nossa padroeira. Vamos, sim, ter o Oratório de Santa Luzia. Os ensaios já começaram, com artistas da nossa terra, valorizando nossa religiosidade, nosso povo, tradição e fé naquela que tanto intercede por nós", disse padre Flávio.
Com texto de João Marcelino, a direção geral do espetáculo é de Leonardo Wagner, e a direção coreográfica é de Roberta Schumara. Trilha sonora do maestro Danilo Guanais, além da participação de diversos artistas locais renomados, como Tony Silva e Mônica Danuta, que interpretará Santa Luzia.
A reportagem do JORNAL DE FATO conversou com Leonardo Wagner, diretor geral do espetáculo, para saber sobre as expectativas em relação ao retorno do oratório, após três anos. “Estamos muito felizes e muito ansiosos. Recebemos com muita alegria o convite de padre Flávio e de toda a paróquia para abrilhantar ainda mais a Festa de Santa Luzia 2023. Tivemos 3 anos sem o oratório, foram anos um pouco mais tristes, sem o brilho e sem a arte dos nossos artistas”, relatou.
Leonardo Wagner falou ainda que o espetáculo será composto por 58 atores, todos mossoroenses, além de uma grande equipe de apoio. “O oratório vem composto por 58 atores, além da equipe de produção e camareiras. É uma equipe maravilhosa, composta por grandes artistas e grandes profissionais de Mossoró, repetindo o sucesso do Chuva de Balas 2023 e do Auto da Liberdade 2023. Todos nós estamos felizes e esperançosos por trazer de volta, depois de 3 anos, o oratório de Santa Luzia”, disse o diretor geral do espetáculo.
Os ensaios para o espetáculo já estão ocorrendo, das 19h às 22h, na Escola de Artes. As apresentações ocorrerão dos dias 3 a 11 de dezembro, no adro da Catedral de Santa Luzia de Mossoró, após a novena realizada no período da noite. No dia 2 de dezembro, ocorre o ensaio geral do espetáculo.
“Serão 10 noites (um ensaio geral e nove apresentações) com muita emoção, muita alegria e, principalmente, muita fé e muita luz. Espero toda a cidade de Mossoró, que todos venham com o coração aberto, para se emocionar. Estou trazendo de volta o primeiro teste do mestre João Marcelino, a obra-prima musical do maestro Danilo Guanais, e um grande elenco mossoroense. Será um espetáculo marcado pelo amor, porque o nosso objetivo é fazer um espetáculo histórico para a cidade de Mossoró”, relatou Leonardo Wagner.
A atriz Mônica Danuta, que interpreta Santa Luzia, fala sobre a importância do oratório para as festividades da padroeira de Mossoró. "Primeiramente, é uma alegria saber que a Festa de Santa Luzia agrega diferentes linguagens e que proporciona não somente os mossoroenses, mas também muitas pessoas das cidades vizinhas em seu período comemorativo. E entre elas a arte, com o Oratório de Santa Luzia. Contar a história da padroeira de Mossoró, através do teatro, aproxima os fiéis ao que, podemos dizer, foi a vida de Luzia e sua devoção”, relata.
Mônica Danuta falou ainda sobre a alegria de interpretar Santa Luzia pelo oitavo ano e sobre o que o público pode esperar dela e dos outros atores em cena. “Esse ano, volto a viver Luzia, pelo oitavo ano, e com a sensação de ser sempre a primeira vez. Cada ano é único, são novas propostas de direção, novos parceiros de cena, então, mesmo que a história seja a mesma, o oratório segue a cada ano emocionando e tendo um significado especial a cada pessoa que assiste. E esse ano não será diferente. Elenco e equipes comprometidas em entregar um trabalho envolvente, emocionante e de muita fé. Estamos retornando a pisar aquele adro com muita alegria, após um longo período de reclusão”, informou a atriz. Este ano, o Oratório de Santa Luzia, considerado, por Lei, Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado, celebra 20 anos. A festa da Virgem de Siracusa será iniciada oficialmente no dia 1º de dezembro e segue até o dia 13, quando é comemorado o Dia de Santa Luzia. Com o tema "Luz na Missão", frase que faz referência à padroeira da Diocese e de Mossoró, a festa religiosa terá vários eventos que iniciaram ainda no mês de outubro.
Neste ano, a procissão de Santa Luzia sairá do Santuário de Santa Clara, localizado no bairro Dom Jaime Câmara. A procissão sairá do Santuário e seguirá até a Catedral de Santa Luzia, por meio da Avenida Presidente Dutra, no dia 13 de dezembro. A cada ano, a Diocese muda o ponto de partida da procissão, contemplando outras paróquias do município.
Confira alguns atores que estarão no espetáculo:
Santa Luzia - Mônica Danuta
Eutíquia - Lígia Kiss
Santa Ágata - Marília Karfenally
Tony Silva - cega Cecília
Governador Pascásio - Thiago Bento
Imperador Diocleciano - Gledson Lopes
Pretendente de Santa Luzia - Alessandro Guedes
Confira alguns eventos que ocorrerão na Festa de Santa Luzia 2023:
25/11 -> Cavalgada da Luz e Estação Luz;
1º/12 -> Abertura oficial da festa;
2/12 -> Caminhoneiros da Luz;
3/12 -> Pedalada da Luz;
9/12 -> Revoada da Luz;
9/12 -> Clássicos da Luz;
9/12 -> Leilão da Luz;
9/12 -> Corrida Kids;
10/12 -> Corrida da Luz;
12/12 -> Motorromaria;
13/12 -> Procissão de Santa Luzia.
Tags: