Quinta-Feira, 26 de dezembro de 2024

Postado às 10h30 | 05 Mar 2024 | redação Grácio Zaqueu retorna ao seu chão para reencontro com o Instituto Gentil

Crédito da foto: Divulgação Trompetista Grácio Zaqueu,

Jornal de Fato

A noite desta terça-feira, 5, será bem especial para o Instituto Gentil, no município de Campo Grande, região do Médio Oeste do Rio Grande do Norte. O trompetista Grácio Zaqueu, de fama internacional, volta ao seu chão com o concerto “Do Mundo para Casa”.

Nascido na antiga Augusto Severo, hoje Campo Grande, distante 82,2 km de Mossoró, Zaqueu vai premiar o público no lugar onde tudo começou. Foi no Instituto Gentil que o trompetista iniciou a sua formação em música. Primeiro, na Escolinha de Flauta Doce; depois, dedicou-se ao trompete.

Com carreira internacional sólida, fincada na Europa, Zaqueu trilhou o caminho de muita determinação, mas, principalmente, de talento nato. Ao sair de sua Campo Grande, ele continuou os estudos na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Daí, um salto extraordinário a Helsinki, Finlândia, onde mora e faz Mestrado na Academia Sibelius, um dos maiores conservatórios europeus.

Em 2023, o trompetista oestano mergulhou em turnê de sucesso, a Filarmônica do Mar Báltico, que passou pela Sala Queen Elizabeth, na Antuérpia (Bélgica); na Sala de Concerto da Filarmônica de Berlim, na Alemanha; e no Centro Europeu de Solidariedade, na cidade polonesa de Gda?sk.

A Filarmônica do Mar Báltico, orquestra nórdica que reuniu músicos da Dinamarca, Estônia, Finlândia, Alemanha, Letônia, Lituânia, Noruega, Polônia, Rússia e Suécia, abriu caminho para o talento de Grácio Zaqueu.

A carreira internacional tem harmonia singular com as origens de Zaqueu:

“Sempre que falo sobre minha carreira de músico, gosto de citar o Instituto Gentil, onde iniciei meus estudos na flauta doce e onde, além da música, eu tive acesso a livros, à aula de informática e a outros cursos, o que ajudou muito a me tornar a pessoa que sou; se eu não tivesse esta oportunidade que o Instituto me deu, de poder aprender música, talvez eu não estivesse onde estou hoje”, afirma, ao lembrar seus primeiros professores, os maestros Ranieri Soares e José Wilson, já falecidos, e Cláudio Jales.

Grácio Zaqueu – in concert – do mundo para casa – nesta terça-feira, 5,  vai premiar o Instituto Gentil e Campo Grande com o talento do filho ilustre. Ele terá a companhia de outros músicos talentosos como Henrique Lucena, Udinho Lima e Fernando Nogueira.

Será um retorno afetivo e musical, aberto ao público, no reencontro imperdível.

Serviço

Espetáculo: Grácio Zaqueu – in concert – do mundo para casa

Participação: Henrique Lucena, Udinho Lima e Fernando Nogueira

Direção: Grácio Zaqueu – Ana Paula – Maestro Juca Tigre

Comunicação: Eduardo Pedrosa

Quando: terça-feira, 5 de março

Onde: Instituto Gentil, em Campo Grande-RN

Horário: 19h

 

Sobre o Instituto Gentil

É um espaço de transformação social, sediado na cidade de Campo Grande-RN, fundado em 1996 por iniciativa do empresário Antônio Gentil, fundador da Gentil Negócios.

O espaço propõe o estímulo ao conhecimento (leitura, música, informática, arte etc.), por meio da realização de cursos, oficinas, palestras e seminários no intuito de qualificar e oferecer melhores oportunidades às crianças e aos jovens da cidade.

O Instituto Gentil acredita que transformar a vida de cada uma dessas pessoas é o primeiro passo para transformar toda uma comunidade.

 

Tags:

Campo Grande
Instituto Gentil
trompetista
Grácio Zaqueu

voltar