Quarta-Feira, 25 de dezembro de 2024

Postado às 13h45 | 11 Nov 2024 | redação Governo e Neonergia assinam convênio para recuperar Casas de Cultura Popular

Crédito da foto: Reprodução Fabiana Lopes, diretora-presidente da Neoenergia, e a governadora Fátima Bezerra

Após mais de duas décadas em operação, 14 Casas de Cultura Popular no Rio Grande do Norte serão revitalizadas através do Programa Resgatando a História, maior chamada pública dirigida à revitalização do patrimônio cultural brasileiro realizada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em parceria com o Instituto Neoenergia e outros membros-fundadores. Serão destinados, através do Instituto Neoenergia e da Neoenergia Cosern, mais de R$ 2,5 milhões via Lei Rouanet. Além das obras, os recursos possibilitarão a aquisição de novos equipamentos. A assinatura do convênio com o Governo do Estado ocorreu na manhã desta segunda-feira (11), no Centro Administrativo, em Natal.

“Eu acredito que é através da Educação e da Cultura que podemos transformar a nossa sociedade, ampliando as oportunidades para todos, sem distinção. Eu tenho muito orgulho de fazer parte da Neoenergia, uma empresa que acredita nesse ideal. A Neoenergia Cosern é a maior patrocinadora da Cultura no Rio Grande do Norte e não poderíamos ficar de fora do projeto de revitalização das Casas de Cultura. É muito bom poder transbordar os nossos valores e torná-los realidade, realizando projetos como esse, em parceria com o Governo do Estado. Nada disso seria possível sem essa parceria transformadora”, destacou Fabiana Lopes, diretora-presidente da Neoenergia Cosern.

Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia, não escondeu a alegria que é anunciar recursos para a cultura potiguar. “É uma alegria estar no Rio Grande do Norte. A cultura do estado é apaixonante e os primeiros projetos do Instituto Neoenergia foram desenvolvidos aqui, como o Flyways, que protege aves migratórias no litoral Norte; o Programa de Editais Transformando Energia em Cultura, o Programa de Iluminação Cultural de prédios históricos, entre outros. O que vemos hoje é a interiorização dos projetos com formação de agentes culturais e salvaguarda de patrimônios e fazedores de cultura. Tenho certeza de que esse momento é incrível e iremos, juntos, ainda mais longe”.

As Casas de Cultura Popular do Rio Grande do Norte são espaços catalisadores de uma vasta gama de atividades culturais. Elas desempenham um papel essencial na democratização do acesso à cultura para as comunidades locais e se tornaram pontos turísticos na maioria das cidades nas quais estão instaladas.

“Essa parceria renova a nossa esperança no poder transformador da Cultura. É o momento de reconhecermos nossos parceiros, como o Governo Federal, e destacar a inestimável parceria da Neoenergia Cosern através do Instituto Neoenergia. Sou muito grata. Não é pouca coisa o que estamos celebrando hoje. Sem esses parceiros, não disso seria possível. A cultura promove inclusão social, transformação social. As Casas de Cultura resgatam a memória e cultura de cada região”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

A assinatura do convênio foi celebrada por representantes culturais dos 14 municípios contemplados. Estiveram presentes à cerimônia, a secretaria extraordinária de Cultura do RN, Mary Land Brito; pelo prefeito de Currais Novos, Odon Júnior; além de políticos e representações do Ministério da Cultura, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, CBTU, MAPA, IHGRN e secretários de estado.

Casas de Cultura Popular contempladas

Alexandria

Cruzeta

Currais Novos

Florânia

Grossos

Janduís

Jardim do Seridó

João Câmara

Lajes

Macaíba

Parelhas

São José do Campestre

Umarizal

Viçosa

Tags:

RN
Neoenergia
Governo
cultura

voltar