Por Regy Carte
No encerramento das celebrações em Mossoró do Dia Nacional do Vinil, em 20 de abril, o Clube do Vinil de Mossoró realizará encontro, sábado (26), na praça de alimentação do Shopping Boulevard. A partir das 9h, o evento terá audições, exposições e espaço de vendas.
No rol das exposições, itens relacionados à cultura do vinil e ainda parte da exposição “Alucinação”, do fã-clube mossoroense de mesmo nome, relacionada ao cantor e compositor cearense Belchior, falecido em 30 de abril de 2017.
Homenagem
O encontro também reservará um espaço para homenagens a João Mossoró, falecido esta semana, irmão Oseas Lopes (Carlos André) e de Hermelinda Lopes, patronesse da Comenda instituída pelo Clube do Vinil de Mossoró para homenagear artistas da música mossoroense.
Juntos, os artistas marcaram época com o Trio Mossoró levando o nome da capital do Oeste para o mundo exaltando o forró autêntico nos anos dourados do gênero.
O jornalista Emerson Linhares, um dos idealizadores do Clube do Vinil de Mossoró, destaca a importância do encontro.
“É um momento de confraternização e de retomada das atividades do Clube do Vinil de Mossoró, exaltando a cultura do vinil, como sempre foi o nosso objetivo e mantendo viva também a memória de artistas que construíram este universo”, diz.
João marcou época no Trio Mossoró
Ao longo de mais de duas décadas, o grupo se destacou Brasil afora por difundir o forró nordestino de Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”, e o nome de Mossoró para todo o país.
Após o fim do grupo, na década de 80, João assumiu a carreira solo em parceria com importantes gravadoras e grandes compositores.
Em 2015, o artista lançou seu último disco, “Cantr de Amor”, com 11 faixas. Nos últimos anos, ele enfrentava os efeitos da doença de Alzheimer.
Tags: