Oportunizando visibilidade, respeito, admiração e zelo pela arte potiguar o IV Salão Dorian Gray de Arte Popular abriu as portas da Sala Joseph Boulier, no Memorial da Resistência, na noite desta sexta-feira (11), para uma exposição de 200 obras de 70 artistas de várias cidades do Rio Grande Norte.
A exposição iniciou nesta sexta e deve ocorrer até o dia 11 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, com entrada gratuita. O IV Salão Dorian Gray é realizado pela Sociedade Amigos da Pinacoteca em parceria com a Prefeitura de Mossoró e mandato do deputado federal Beto Rosado.
A professora Isaura Amélia da Sociedade Amigos da Pinacoteca, entusiasta da arte, defendeu que o Salão Dorian Gray é democrático e que oportuniza uma convivência de novos e renomados artistas potiguares. “A grande qualidade do Salão Dorian Gray é que ele é um salão inclusivo. Nós tratamos os artistas com dignidade, com bons curadores, com boa organização e isso dá uma valorização ao artista da terra. Em geral, há dificuldades de realizar exposições, porque é caro e precisa de uma produção grande. O Salão Dorian Gray oportuniza isso aos artistas iniciantes, mas também traz outra coisa, ele reúne os jovens artistas junto dos mais importantes do estado do Rio Grande do Norte, que é uma vantagem para organização de um portfólio.”, comenta a professora doutora.
Isaura ainda falou que o Salão Dorian Gray é uma boa oportunidade para o mossoroense apreciar a arte norteriograndense, tomando para si o sentimento de pertencimento de orgulho do artista potiguar. “Abre para a cidade uma perspectiva de que se visite, se mostre a estética, se mostre o belo, se mostre a maravilha que é a produção potiguar. No último salão houve registro de mais de 7 mil visitas. Só é possível realizar o salão porque a Prefeitura de Mossoró nos ajuda.”, afirmou Isaura Amélia.
O deputado federal Beto Rosado esteve presente no lançamento da exposição e afirmou, durante discurso, que seu mandato destinou uma emenda de R$ 300 mil que vai possibilizar a realização de cursos que venham a melhorar e capacitar o artista potiguares. “É muito importante manter sempre a chama da cultura acessa. Os Amigos da Pinacoteca estão de parabéns, por meio da nossa professora Isaura Amélia, têm feito um esforço de dar subsidio aos artistas locais. Com nosso mandato a gente faz o que pode, demos uma ajuda na premiação do salão, mas principalmente estamos destinando uma emenda de R$ 300 mil para que os Amigos da Pinacoteca façam diversos cursos voltados para formação de artistas. Serão cursos como coreografia, figurino, cenário, arte visual, restauração de pintura de cavalete, restauração de documentos e papeis, limpeza e conservação de obra de arte, moldura, história da arte e também terão cursos para que os artistas se posicionem bem nas redes sociais, como fotografia, marketing e edição de imagem.”, destacou o deputado que também parabenizou a Prefeitura de Mossoró por apoiar essa iniciativa.
Durante a exposição das obras houve também o lançamento do livro Emancipação Política da Mulher Potiguar, da professora/pesquisadora Maria Bezerra. “Estamos lançando o livro Emancipação Política da Mulher Potiguar de autoria da professora Maria Bezerra. É um livro importante que revisita todo o pioneirismo das mulheres potiguares que foram eleitas em cargos políticos de 1929 até o ano 2000. São mais de mil mulheres que foram eleitas e tiveram mais de 1.400 mandatos e elas estão organizadas como verbetes nesse livro. É um livro básico, importante, quase um dicionário. É pesquisa fundamental no que se falar de mulher daqui pra frente.”, explicou a professora Isaura Amélia.
O secretário de Cultura, Eduardo Falcão, representou a prefeita Rosalba Ciarlini durante a abertura do IV Salão Dorian Gray de Arte Popular.
Fonte: PMM
Tags: