O padre Charles Lamartine lançará o livro “A Igreja corpo de Cristo – Síntese da eclesiologia de Santo Agostinho”. A obra foi extraída do trabalho final de seu mestrado em Teologia, pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (PUG).
O prefácio foi escrito pelo padre Sátiro Cavalcanti Dantas, decano do clero diocesano de Mossoró, e traz uma dedicatória ao bispo diocesano dom Mariano Manzana. A obra tem o selo da Paulus, editora multimídia presente em 33 países.
O lançamento oficial será realizado de forma virtual, na sexta-feira, 7 de maio de 2021, às 19h30, com transmissão pelo canal da Paulus Editora no YouTube. Convidados da live de lançamento: Urbano Zilles, sacerdote da Arquidiocese de Porto Alegre, doutor pela Universidade Münster e professor da PUCRS; e Luiz Marcos da Silva Filho, pós-doutor em Filosofia e professor da PUC-SP.
A Igreja corpo de Cristo – Síntese da eclesiologia de Santo Agostinho já está disponível na loja virtual da Paulus. Acesse: paulus.com.br/loja/.
Sinopse do livro
Considerando a Igreja corpo de Cristo como verdadeira e própria categoria teológica, Santo Agostinho, ao ocupar-se do combate ao donatismo, movimento cismático que feriu a unidade e a tradição da Comunidade Eclesial Africana no século IV, utiliza essa imagem da Igreja como conceito central de sua eclesiologia.
A campanha contra o movimento ocupou grande parte da atividade pastoral e literária de Agostinho, tornando-o o principal expoente do antidonatismo. A priori, buscamos apresentar historicamente como surgiu e se expandiu o cisma, dando destaque às suas principais teses e a alguns de seus personagens.
Numa perspectiva biográfica e polêmica, analisamos como se deu a atuação do Doutor de Hipona perante a questão donatista, destacando seu método teológico, profundamente enraizado na interpretação da Sagrada Escritura e na Tradição Eclesial.
Assim, evidenciamos os principais elementos de sua eclesiologia, especialmente sua contribuição na reflexão das propriedades essenciais da Igreja como una, santa, católica e apostólica.
Por fim, destacamos que, nesse combate, o hiponense aprofundou sua compreensão sobre o mistério da Igreja, explorando sua natureza como comunhão.
Sobre Pe. Charles Lamartine
Graduado em Teologia e Serviço Social, é mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma) e em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Atualmente, é doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), na área de Filosofia e História da Educação, é professor e diretor geral da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN), assim como diretor do Colégio Diocesano Santa Luzia. Tem desenvolvido atividades acadêmicas nas áreas de Teologia, Filosofia e Educação, atuando nos seguintes temas: Teologia Patrística e Sistemática, Filosofia Medieval e História da Educação.
Tags: