Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 13h30 | 24 Out 2021 | redação Projeto mossoroense leva cinema em 3D para crianças no litoral potiguar

Crédito da foto: Cedida Projeto entra na última semana de apresentação

Edinaldo Moreno/Repórter do JORNAL DE FATO

Projeto produzido pelo produtor cultural Jocelito Goes, o Cinemar vem levando durante todo esse mês de outubro cinema 3D de graça para as crianças da rede pública de ensino. Ele faz parte de uma triologia e atenderá 15 municípios litorâneos do Rio Grande do Norte até o final deste mês.

“Esse projeto Cinemar faz parte de uma trilogia”, destacou o idealizador do projeto que informou que os outros dois ocorreram em 2016 e 2018, respectivamente. Ao todo, 20 cidades receberam o Cinema na Serra e o Cinema no Sertão.

“Em 2016, nós fizemos Cinema na Serra. Realizamos sete cidades no Rio Grande do Norte. Foi Portalegre, São Miguel, Martins, Serrinha dos Pintos. Em 2018, nós fizemos o Cine Sertão. Fizemos 13 cidades e agora estamos terminando essa trilogia fazendo o Cinemar, que são 15 cidades do nosso litoral”.

Jocelito Goes explicou que o Cinemar teve suas primeiras sessões no início de outubro. A primeira cidade litorânea a receber o projeto foi Galinhos. As sessões de cinema em 3D para a criançada aconteceu no dia 3. Um dia depois, 4 de outubro, a caravana esteve em Caiçara do Norte.

Já nos dias 5 e 6 do mesmo mês o Cinemar desembarcou em São Bento do Norte. Já nos dois dias seguintes (7 e 8 de outubro) o projeto que leva cinema de graça para as crianças no interior do Rio Grande do Norte esteve na Serra do Mel. No dia 11, o Cinemar chegou a Grossos e nos dias 13 e 14 em Areia Branca. No dia 15, Tibau recebeu o projeto mossoroense.

Entre os dias 18 e 19, o projeto Cinemar levou diversão à criançada do município de Porto do Mangue. Já nos dias 20 e 21, a caravana esteve em Macau e no dia 22 em Guamaré. Neste fim de semana, o cinema gratuito em 3D esteve em Ponta do Tubarão, distrito da comunidade de Diogo Lopes. A apresentação foi no último sábado, 23.

A última semana de exibições da película pelo Cinemar terá início nesta segunda-feira, 25, pelo município de Rio do Fogo. Já nos dias 26 e 27 estará na cidade de Touros. No dia seguinte, 28, desembarca em São Miguel do Gostoso e os dois últimos dias do projeto serão em Pedra Grande.

Jocelito Goes ressalta que a ideia de levar o cinema para cidades pequenas é por conta de somente dois municípios potiguares terem cinemas.

“A ideia do projeto é levar o cinema para as crianças com a nova tecnologia 3D, principalmente porque hoje no estado do Rio Grande do Norte as únicas cidades que têm cinema é Natal e Mossoró. Então, as crianças ficam sem acesso e aí optamos por um cinema portátil para que ele pudesse viajar essas cidades aí com a tecnologia”, enfatizou.

O produtor cultural também salienta que todas as normas de biossegurança estão sendo seguidas para evitar o contágio da Covid-19. Segundo ele, toda a equipe do projeto já está vacinada contra a doença. Alguns tomaram a primeira dose e outros encerraram o esquema vacinal.

“Nós estamos seguindo todas as normas de biossegurança para que possamos evitar a contaminação pela Covid-19. Visitamos antes as cidades e conversamos com as secretarias de Educação destes municípios onde estaremos com o Projeto Cinemar. As crianças já chegam ao local de máscara e nós disponibilizamos álcool em gel para todos realizarem a higiene das mãos”.

Joselito informa ainda que somente uma quantidade de crianças entra no cinema por questão de segurança. “Nós controlamos a entrada das pessoas no cinema. Só permitimos a entrada de 10 crianças por vez por questão de segurança, para não haver aglomeração no interior do cinema. As sessões são curtas de 10 minutos para que a gente possa atender a todas as crianças”.

O projeto foi aprovado pela Lei Câmara Cascudo e conta com o patrocínio de algumas empresas.

 “O projeto foi aprovado pela Lei Câmara Cascudo e conta com o patrocínio da Companhia Energética do Rio Grande do Norte e ganhamos ainda o edital da Cosern. Além da Cosern, nós temos o Café Santa Clara, que é nosso parceiro. Dentro do projeto tem distribuição de pipoca e suco para as crianças. Temos também a empresa Toda Tinta que também entrou esse ano no projeto. Nas outras duas edições, contamos com o apoio das duas primeiras empresas citadas”, citou Joselito.

FINAL DO ANO

Jocelito Goes informou ainda que haverá um projeto chamado Cine Papai Noel no final do ano. Ele destaca que o projeto vai percorrer e levar cinema 3D para crianças de cinco cidades potiguares no último mês do ano.

“Nós final do ano nós vamos levar para cinco cidades do Rio Grande do Norte mais um projeto de cinema gratuito para as crianças da rede pública de ensino. Em dezembro, apresentaremos o Cine Papai Noel em 3D”.

 

CIDADES POR ONDE O CINEMA JÁ PASSOU

Galinhos – 3 de outubro

Caiçara do Norte – 4 de outubro

São Bento do Norte – 5 e 06 de outubro

Serra do Mel – 7 e 8 de outubro

Grossos – 11 de outubro

Areia Branca – 13 e 14 de outubro

Tibau – 15 de outubro

Porto do Mangue – 18 e 19 de outubro

Macau – 20 e 21 de outubro

Guamaré – 22 de outubro

Ponta do Tubarão (reserva ecológica, em Diogo Lopes)– 23 de outubro

CIDADES QUE AINDA VÃO RECEBER O CINEMAR

Rio do Fogo – 25 de outubro

Touros – 26 e 27 de outubro

São Miguel do Gostoso – 28 de outubro

Pedra Grande – 29 e 30 de outubro

 

Filme exibido no Cinemar povoa imaginário das crianças

O filme REX, O Dinossauro, foi escolhido por duas características principais. A primeira é povoar o imaginário das crianças, criando uma grande empatia com o público infantil e permitir aos educadores traçar um paralelo entre o herói do filme e a criança.

“Nós estamos passando um filme chamado Rex, O dinossauro. O filme atrai muitas crianças e os efeitos em 3D ficam muito bacanas. Ele é um filme educativo. Então, o filme pode ser discutido em sala de aula. O filme permite que o professor melhore o diálogo com os alunos na sala de aula”, resumiu o autor do projeto sobre o filme exibido para as crianças.

O curta também busca discutir com os menores quais semelhanças entre o bebê Dinossauro e eles. No filme existem várias cenas onde essa semelhança fica visível. O pequeno dinossauro não tem noção nenhuma de perigo, por pouco não cai num abismo, quase é pisoteado pelos animais maiores.

Ele ainda se perde na selva, não sabe sua identidade e quando tudo parece estar perdido, prestes a ser devorado, a mãe aparece e o salva.

“Imagine que muitas cidades por onde passamos é a primeira vez que a criança assiste a um cinema e fica maravilhada com a exibição em três dimensões. É uma alegria muito grande proporcionar esse momento”, acrescentou.

 

Tags:

Cinemar
cinema
litoral
RN
3d

voltar