Sábado, 04 de janeiro de 2025

Postado às 09h45 | 06 Abr 2023 | redação Inmetro pede atenção do consumidor na compra de produtos para a Páscoa

Crédito da foto: Reprodução É preciso ficar atento para o peso de produtos já embalados, como ovo de chocolate e peixe congelado

Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) dá algumas dicas de segurança para os consumidores que vão às compras nesta Páscoa. Na parte que se refere à medição, por exemplo, o diretor de Metrologia Legal do Inmetro, Marcelo Moraes, disse que os consumidores devem ficar atentos para o peso de produtos já embalados, como ovo de chocolate e peixe congelado.

Moraes frisou que “o consumidor tem que observar a indicação do peso líquido do que está comprando. Ele tem que observar o peso que está indicado”, afirmou. Peso líquido é a quantidade do produto que o consumidor está levando. Ovo de Páscoa, por exemplo, apresenta numeração que serve somente de referência para o fabricante. “Aquele número é comercial”, informou Moraes. Um produto com número maior não necessariamente pesa mais: cada marca adota uma escala de tamanho diferente.

O que interessa é o peso líquido que está indicado e mostra quantas gramas tem de chocolate no ovo. “Não considera nem a embalagem, nem o brinquedo que, eventualmente, vem dentro daquele ovo”. O diretor afirmou, ainda, que o consumidor que tiver dúvidas a respeito do peso líquido do ovo deve entrar em contato com o Inmetro – por meio da Ouvidoria - para fazer uma denúncia. “E a gente vai ver se isso estava de acordo ou não”. A Ouvidoria do instituto atende pelo número gratuito 0800 285 1818.

 

Bacalhau

Em produtos congelados que estejam pré-embalados, como pescados como o bacalhau, Moraes chamou a atenção também para o peso líquido, que deve estar indicado, de forma clara, no rótulo. A marcação não deve considerar o peso da embalagem, nem a camada de glaciamento, que é uma fina camada externa de gelo para proteger o produto. Nos testes realizados em seus laboratórios, o Inmetro tem metodologia para verificar o peso líquido descontando a embalagem e fazer a medição do produto em si.

A mesma recomendação vale para os pescados congelados, no caso de qualquer dúvida em relação ao peso indicado na embalagem. Esta deve ser comunicada à Ouvidoria do Inmetro. “Se a gente encontrar alguma irregularidade, vai tomar as providências cabíveis com aquele produtor, importador ou vendedor, exatamente para que o consumidor não tenha problemas”, explicou.

Caso o cidadão prefira comprar um produto que é pesado na hora, a orientação é verificar se a balança tem a etiqueta do Inmetro onde esteja a frase ”Verificado até 2023” ou “até 2024”, que indica que a balança está pronta para uso, e se ela está lacrada e sem o lacre violado.

 

 Ovos de chocolate estão 18,61% mais caros nesta Páscoa

 

O ovo de chocolate foi o item que mais encareceu entre os produtos que compõem a cesta de páscoa. Levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) mostra que o tradicional presente trocado na data acumulou inflação de 18,61% em relação ao ano passado. O chocolate, aliás, puxou a fila da alta.

O segundo produto que mais subiu foi o bombom, 12,54%, e em quarto lugar aparece o chocolate em barra, com aumento de 9,22%. Entre ambos, no terceiro posto da lista dos preços mais salgado outro item tradicional: o bacalhau, ingrediente muito utilizado no almoço da Sexta-Feira Santa, que subiu 10,05%.

“O chocolate é um item cujo preço vem subindo desde o ano passado em função da alta dos custos de produção. A isso se soma a pressão do fenômeno sazonal, ou seja, o aumento da procura nesta época do ano”, argumenta Guilherme Moreira, coordenador do IPC, da Fipe.

Se no caso do chocolate o consumidor deve pesquisar e ficar de olho nas ofertas, em relação ao prato da Sexta-Feira Santa existem boas opções em substituição ao bacalhau. Duas delas são a corvina, cujo preço variou 4,79 % no período, e a merluza, que registrou aumento de 4,90%.

Tags:

Inmetro
Páscoa
consumidor
economia

voltar