Domingo, 29 de dezembro de 2024

Postado às 14h15 | 13 Jun 2023 | Redação Indústria do Rio Grande do Norte tem a maior alta de produção do país

Crédito da foto: José Paulo Lacerda/CNI A indústria potiguar avançou 14,5% em abril de 2023 frente ao mesmo mês do ano passado

A indústria potiguar avançou 14,5% em abril de 2023 frente ao mesmo mês do ano passado, ficando em primeiro lugar no ranking deste índice. Nacionalmente, a produção industrial na comparação interanual teve queda de 2,7% e, dos 17 estados pesquisados, 11 acompanharam a taxa negativa. Maranhão teve a maior retração da atividade industrial, com 16,4%, seguido por Ceará (-7,8%), Rio Grande do Sul (-7,2%), Pernambuco (-6,7%), Santa Catarina (-5,9%) e Mato Grosso do Sul (-5,4%).

Esses dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física (PIM - PF) do IBGE, que produz indicadores de curto prazo relativos ao comportamento do produto real da indústria no Brasil e regionalmente.

Segundo a pesquisa, essa maior expansão observada no estado potiguar foi impulsionada pelas atividades de coque, derivados do petróleo e biocombustíveis (óleos combustíveis) e indústrias extrativas (sal marinho). Com isso, em abril, o RN se destacou nacionalmente com as maiores altas da indústria extrativa (19,7%) e da indústria de transformação (12,9%).

Depois do RN, Minas Gerais (9,4%), Pará (7,7%) e Espírito Santo (3,6%) foram os estados com os melhores resultados na indústria extrativa, todos acima da média nacional de 1,4%. Já na indústria de transformação, além do RN, apareceram com as maiores altas os estados de Mato Grosso (11%) e Bahia (4,8%).

No acumulado do ano, RN se destaca nas atividades “Fabricação de Produtos Alimentícios” e “Confecção de artigos do vestuário e acessórios”

Apesar das maiores altas na comparação interanual puxadas por outras atividades industriais, no acumulado do ano o Rio Grande do Norte se destacou como o estado com as maiores altas nacionais em mais duas atividades: “Fabricação de Produtos Alimentícios”, com alta de 28,1%, e “Confecção de artigos do vestuário e acessórios”, com alta de 19,2%, frente ao mesmo período do ano anterior. Vale ressaltar que, no caso da atividade de confecção, o resultado do acumulado do ano foi positivo, mesmo com uma queda de 27,7% entre abril de 2022 e deste ano.

Sobre a Pesquisa

A PIM-PF é um tipo de pesquisa de empresas cuja população-alvo são as unidades locais das empresas inscritas no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) que tenham pelo menos um empregado e estejam envolvidas em atividades relacionadas às indústrias extrativas ou de transformação da Classificação Nacional de Atividades Econômicas. A base de dados utilizada é fornecida pela Pesquisa Industrial Anual (PIA-Empresa), também realizada pelo IBGE, e que investiga informações sobre as características estruturais básicas do segmento empresarial da atividade industrial no País.

Um conjunto de produtos é escolhido por critérios técnicos de relevância, formando o que se denomina Lista de Produtos Selecionados (LPS), base do levantamento das informações. Escolhem-se também pelo critério de importância as unidades locais que os produzem e que serão pesquisadas. O critério geral adotado foi o de incluir as unidades locais que, juntas, respondam por pelo menos 70% da produção naquele local.

Tags:

Rio Grande do Norte
indústria
produção

voltar