Por Marcos Santos / Repórter do JORNAL DE FATO
No Rio de Janeiro, a ciclista mossoroense Alice Melo entrou na reta final de preparação visando a maior competição das Américas, que é o Campeonato Pan-Americano de Pista Elite, que será disputado na próxima semana em Lima, no Peru. Ela treina com a bicicleta emprestada do treinador Walter Hohne.
Em maio deste ano, Alice se tornou bicampeã brasileira de ciclismo em evento no Rio de Janeiro. Horas após o evento, o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (Solidariedade) usou as redes sociais para tirar proveito político da situação.
“É gratificante ver jovens realizando sonhos, conquistando grandes feitos e chegando muito longe, com destaque no Brasil e no Mundo. Parabéns à jovem mossoroense Alice Melo pelo bicampeonato de ciclismo de pista”, postou Allyson.
A falta de parceria e a postura do prefeito colocando o feito de Alice como se fosse uma vitória da cidade, mostram um cenário contraditório e lamentável. Ainda na matéria, Alice faz indagação sobre o que falta ainda fazer “para ser no mínimo respeitada e ganhar um apoio digno para defender minha cidade?”.
“Quero muito levar o nome da minha cidade para ainda mais longe, mas não apenas com parabéns nas horas das vitórias. A hora de chegar junto é agora, quando eu estou montando a estrutura para objetivos tão importantes”, disse.
Alice Melo vem treinando com a Seleção Brasileira de Ciclismo, visando a disputa do Pan-Americano de Pista e também do Sul-Americano, competições que podem ajudar a atleta para o seu maior objetivo: chegar aos Jogos Olímpicos em 2024. A cidade de Mossoró jamais teve uma atleta disputando os Jogos Olímpicos.
PREPARAÇÃO
Alice e outros sete atletas embarcam no domingo, 7, para Lima, no Peru. Até lá, eles refinam a técnica e tática durante treino no Velódromo, no Rio de Janeiro. O Campeonato Pan-Americano de Pista Elite será disputado entre os dias 8 e 14 de agosto.
O gestor de alto rendimento da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Fernando Fermino, destacou que o diferencial desta temporada é o trabalho realizado no Velódromo do Rio.
“Tem sido um período muito produtivo. Estamos fazendo uma avaliação técnica e tática dos nossos atletas. Durante o Pan eles irão enfrentar provas tanto de duplas quanto de grupos, com quatro ciclistas. No dia a dia dos atletas eles não conseguem fazer esse tipo de treinamento tático junto, por isso que essa preparação em um dos melhores equipamentos do mundo é primordial para os brasileiros”, explicou.
A delegação conta com quatro atletas no feminino e quatro no masculino. Além de Alice, a equipe feminina é composta por Nicolle Wendy Borges, Taise Maiara Benato e Wellyda Regisleyne dos Santos. Já no masculino, os treinamentos contam com Fabio Pereira Dalamaria, Flávio Vagner Cipriano, João Vitor da Silva e Kacio Fonseca da Silva Freitas.
Tags: