Por globoesporte.com
Esteban Ostojich, de 40 anos, será o árbitro responsável pelo duelo Flamengo x Corinthians, nesta terça-feira, no Maracanã, pelas quartas de final da Libertadores. Será a sexta partida do uruguaio nesta edição da competição.
Nas cinco partidas anteriores (três delas envolvendo o Fortaleza), o árbitro aplicou três vermelhos e 32 amarelos.
Esteban Ostojich é mais conhecido dos brasileiros por sua atuação em dois jogos da Seleção contra a Argentina. Na final da Copa América de 2021, permitiu que os argentinos, que venceram por 1 a 0, no Maracanã, retardassem muito o andamento do jogo. Os rubro-negros Everton Cebolinha e Gabigol estiveram em campo.
A maior polêmica do uruguaio foi como VAR no Argentina 0 x 0 Brasil, pelas Eliminatórias. Naquela partida, Otamendi acertou uma cotovelada em Raphinha, e o árbitro Andrés Cunha não marcou nem falta. Esteban Ostojich considerou que houve infração, mas para cartão amarelo por causa da "intensidade média do golpe". Ambos foram suspensos pela Conmebol, que viu "erro grave".
O uruguaio também tem como experiência o comando da final do Mundial de Clubes entre Bayern de Munique e Tigres.
Esteban Ostojich tem mais história em partidas do Flamengo do que do Corinthians. Ele, por exemplo, foi o VAR da final da Libertadores de 2019, vencida pelos rubro-negros.
Na edição de 2021, o uruguaio apitou a vitória do Flamengo por 3 a 2 contra a LDU, no Equador, com dois gols de Gabigol e um de Bruno Henrique. Na ocasião, Esteban Ostojich protagonizou um lance curioso ao não ver Diego e acertar o camisa 10 rubro-negro no rosto ao fazer um movimento com o braço.
Como venceu o Corinthians por 2 a 0 em Itaquera, o Flamengo tem a vantagem de poder perder por até um gol de diferença e se classificar para a semifinal da Libertadores.
Tags: