Marcos Santos - Da Redação
A cidade de Patu/RN esteve em festa na noite de sábado, 24, por consequência da inauguração oficial do Estádio Clisman Soares Rodrigues. O evento também fez parte da programação festiva dos 132 anos de fundação da cidade serrana.
Antes de a bola rolar, a banda municipal soou os clarins para execução do hino nacional e também o hino da cidade, abrindo o protocolo. A família de Clisman Soares esteve presente e foi bastante aplaudida, assim como o prefeito Rivelino Câmara (MDB).
“Muita alegria e felicidade poder estar fazendo esse jogo inaugural. A nossa gestão tem uma atuação nas mais diversas áreas e agora chegando forte no esporte”, disse Rivelino.
Em campo, de um lado o time intitulado das Estrelas, e do outro, uma seleção local formada por atletas basicamente da categoria master e que jogaram por anos com destaque no futebol da região. O time das estrelas contou com a participação de ex-atletas como Júnior Baiano e Íbson, ex-Flamengo/RJ, além de Sandro, ex-Cruzeiro/BH, e João Carlos, ex-Santos/SP e Potiguar/RN
Foto Marcos Santos
Íbson, Júnior Baiano, Rivelino Câmara e Sandro posam para foto antes de a bola rolar
Antes e depois do jogo, os famosos atenderam as crianças e os torcedores dando autógrafo e batendo fotos.
“É muito gratificante, uma satisfação poder estar aqui nessa inauguração. Parabenizo o prefeito e as pessoas que me receberam aqui com muito carinho”, revelou Júnior Baiano.
“Sentimento de felicidade, agradeço ao prefeito Rivelino pela oportunidade de trazer os meus amigos, Júnior Baiano e Ibson, e também poder reencontrar a galera de Patu. Aqui, foi onde dei os meus primeiros passos no futebol”, falou Sandro.
“Um prazer enorme está visitando Patu, agradecer ao prefeito e a Sandro pelo convite. Agora vamos para o jogo esperando fazer um belo espetáculo para o pessoal que veio nos prestigiar”, disse Íbson.
O time das estrelas venceu por 5x3, com Ibson marcando dois gols. O atleta, que encerrou a carreira recentemente, esbanjou categoria e disposição. O prefeito Rivelino Câmara, jogando ao lado das feras e recebendo várias assistências para o arremate, também foi para as redes, fazendo gol. O público compareceu em peso.
Obra
O estádio possui arquibancada, vestiários, iluminação e gramado especial. Custou R$ 500 mil, sendo parte de recursos advindos do Governo Federal e a outra parte proveniente da própria Prefeitura de Patu. Tem capacidade para 2 mil pessoas, equivalente a 15,62% sobre o número total de habitantes da cidade.
A obra foi concluída na temporada passada, mas devido à pandemia de Covid-19 a sua inauguração precisou ser adiada. Além do estádio, um campo de areia para a prática de vôlei e futevôlei também foi construída.
Escolinha e competição
O estádio puxa o progresso, pois o prefeito anunciou a criação de uma escolinha de futebol para atender a 200 crianças. Além de esculpir futuros atletas, o projeto também tem objetivo de formar cidadãos.
O campeonato municipal virá na sequência, envolvendo equipes da zona rural e urbana, sendo oito no total.
‘Ele não está presente, mas sempre será lembrado’, diz irmã de Piu
A família e amigos de Clisman Soares Rodrigues, “Piu”, estiveram presentes durante o jogo inaugural do estádio que leva o seu nome, realizado no sábado à noite, 24, em Patu/RN.
Na arquibancada, os amigos de Piu vestidos com camisa branca personalizada estenderam uma faixa com os seguintes dizeres: “Sempre vou comandar vocês, meus guerreiros, mesmo aqui de cima. Eterno capitão Piu”.
Além de atleta, Pio ensinava crianças e adolescentes a jogar futebol.
Uma outra faixa também foi exibida no campo, durante homenagem que contou com a participação da família de Piu: “O que foi feito hoje, amanhã é só história”.
Entre os familiares, estavam presentes a mãe de Pio, Patrícia Cristina, o pai Petronilo Hemetério, a avô Juracir Paulina dos Santos, e a irmã Raisia Raqueles.
“Ele não está presente, mas sempre será lembrado”, disse Raisia.
Durante a homenagem, todos estavam emocionados, principalmente a mãe. “Quando o prefeito me chamou para falar dessa homenagem, eu não tive nem palavras...”, disse ela.
“Só tenho a agradecer a Rivelino (Câmara, prefeito) por essa homenagem; só gratidão” completou.
Clisman Soares Rodrigues faleceu em acidente automobilístico em junho de 2018, quando tinha 20 anos. Era desportista nato, fazia faculdade de Ciências e Tecnologias em Caraúbas – distante 44 quilômetros de Patu.
Foto Haneilha Costa
Família de Piu esteve representada por Raisia, Juracir, Patrícia e Petronilo para a homenagem
Tags: