Por Marcello Neves / Globo
Luis Suárez está próximo de ser o novo reforço do Grêmio para 2023. Em negociação com o clube gaúcho, o atacante uruguaio já está acertado verbalmente e apenas a assinatura o afasta de se tornar o novo reforço. Os advogados de ambas as partes já levaram os números para o papel. Ele se tornará o 35º jogador nascido no Uruguai a vestir a camisa do tricolor gaúcho e tem inspirações aos montes para tentar se tornar um ídolo.
Não faltam exemplos de compatriotas que fizeram sucesso no tricolor gaúcho. Suárez tentará repetir oHugo de León e Atilio Ancheta ou fazer história como Ramón Castro. O GLOBO mostra a passagem de alguns atletas nascidos no Uruguai que podem motivar 'Luisito' a também fazer sucesso no Grêmio.
Hugo de León
O zagueiro raçudo revelado pelo Nacional chegou ao Grêmio em 1981 e demorou pouco tempo para entrar na galeria de ídolos do clube. O eterno capitão faturou os títulos do Campeonato Brasileiro de 1981 e da Copa Libertadores e do Mundial de Clubes, ambos em 1983. Após pendurar as chuteiras, investiu na carreira de treinador, tendo passagem pelo tricolor em 2005, mas ficou por pouco tempo e acabou sendo substituído por Mano Menezes.
Por anos, Atilio Ancheta ficou marcado por ser o zagueiro que tentou desesperadamente evitar o gol que Pelé acabou não fazendo, na semifinal da Copa do Mundo de 1970 — ele seria eleito o melhor zagueiro daquele Mundial. No Grêmio, levantou o simbólico Gauchão de 1977, que tirou o clube de oito anos de fila e encerrou a hegemonia colorada.
Ramón Castro
O atacante virou personagem marcante em Porto Alegre por fazer parte do que é considerada até hoje a maior virada da história dos Gre-Nais. Em 1944, o tricolor gaúcho desceu para o intervalo sendo superado pelo Internacional por 3 a 0. Mas na volta, com dois gols do uruguaio, o Grêmio fez grande atuação e venceu pelo placar de 4 a 3. Ramón ficaria lembrado com carinho por essa atuação.
Base de 1917
Em 1917, uma das equipes mais vitoriosas do Grêmio tinha base uruguaia. O meia Julian Bertola, o zagueiro Eduardo Garibotti e os atacantes Nicanor Rodriguez e Eduardo Behegaray fizeram parte daquela equipe que venceu 16 dos 18 jogos disputados na temporada. Até hoje são lembrados com faixas na Arena.
Loco Abreu
Loco Abreu não teve passagem marcante e nem é ídolo. Mas talvez seja o uruguaio mais "diferente" a vestir a camisa do Grêmio. Em 1998, foi emprestado pelo Deportivo La Coruña, da Espanha, mas conviveu com lesões e marcou apenas um gol.
Tags: