Aproveitando a data-Fifa, o Brasil volta a campo neste sábado, 17, para amistoso contra Guiné, às 16h30, no Estádio Cornellà-El Prat, em Barcelona, na Espanha. Em uma ação em combate ao racismo, a Seleção jogará com o uniforme preto no primeiro tempo com camisa, short e meião pretos. Posteriormente, na segunda etapa, retornará com a Amarelinha. Um fato histórico.
A decisão da CBF de firmar posição na luta antirracismo no amistoso na Espanha foi tomada após o atacante Vinicius Júnior, do Real Madrid, ter sofrido discriminação racial no campeonato nacional da LaLiga. No último dia 21, o brasileiro foi alvo de insultos racistas – na derrota por 2 a 1 para o Valência – pela 10ª vez seguida na competição.
Desde que foi eliminada pela Croácia nas quartas de final no Catar, o Brasil fará o segundo amistoso hoje, e busca a reabilitação, pois perdeu para o Marrcos por 2x1, em março, mostrando que a queda no último Mundial foi sentida.
Mas, agora, novamente sob o comando do técnico interino Ramon Menezes, o Brasil tenta superar sem maiores problemas a frágil seleção de Guiné. E, para isso, o treinador deve mandar a campo boa parte dos jogadores que participaram a Copa do Mundo do ano passado.
Contudo, a equipe virá com algumas novidades, entre eles o lateral-esquerdo Ayrton Lucas, do Flamengo, e o meia-atacante Joelinton, do Newcastle, que foram convocados pela primeira vez nesta Data FIFA.
Assim, o grupo brasileiro espera evitar a qualquer custo uma derrota para Guiné, que certamente adicionaria ainda mais pressão à sequência do trabalho, mesmo sendo em um jogo amistoso. E, enquanto isso, a CBF segue procurando um novo técnico para a Seleção, em uma busca que parece interminável para o torcedor brasileiro.
A provação formação será a seguinte: Alisson (Weverton), Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Ayrton Lucas; Casemiro, Joelinton e Lucas Paquetá; Rodrygo, Vini Jr e Richarlison.
Após o confronto contra Guiné, a Seleção Brasileira embarca para Portugal para se preparar para o amistoso contra Senegal, na terça-feira, 20, em Lisboa, às 16h.
CAMISA 10
Vinícius Júnior utilizará a camisa 10. A numeração, aliás, ficou vaga com a ausência de Neymar, cortado da convocação por lesão. E Vini Jr. vai aproveitar a chance.
Apesar disso, nas últimas convocações, Vinícius Júnior usou a número 20. Aliás, a numeração era a mesma que utilizava nos jogos do Real Madrid. No entanto, no clube espanhol, o atacante, recentemente, recebeu a camisa 7, eternizada no Real por Cristiano Ronaldo.
Aliás, na convocação de março, também com Neymar fora da lista para o amistoso contra Marrocos, Rodrygo foi quem utilizou a camisa 10. Dessa forma, dessa vez, o Menino da Vila vestirá a 11.
Tags: