Por Letícia Marques e Thiago Lima — Rio de Janeiro e São Paulo
O Flamengo encerrou os compromissos desta temporada e agora pode focar nas movimentações de mercado e renovações para 2024. A situação imediata a ser resolvida é a de Everton Ribeiro, que tem vínculo somente até o fim do mês e ainda não entrou em acordo para permanecer.
As conversas para a renovação já foram abertas, mas por opção de ambos só serão intensificadas a partir desta semana. Tanto o Flamengo quanto o meia quiseram focar nas rodadas finais do Brasileirão, já que chegou a brigar pelo título na reta final. Após a derrota para o São Paulo, Ribeiro falou pela primeira vez sobre a negociação
- Todo ano vem renovando, trocando. Chegam jogadores e saem jogadores. O meu agente vai conversar agora. Deixamos finalizar tudo para ficar o pensamento só na reta final do campeonato. Agora a gente vai ver, preciso pensar e ver o que vai ser melhor para todo mundo - disse na zona mista do Morumbi, completando:
- Não tem nada apalavrado, negociado ainda, mas sempre tivemos bom relacionamento. Espero que a gente possa conversar e se resolva tudo. Ciclos vão e vêm, é natural do futebol, e espero terminar da melhor maneira possível no Flamengo
Everton Ribeiro marca contra América-MG e comemora gol do Flamengo — Foto: Divulgação / Flamengo
O desejo de Ribeiro é esticar o vínculo por mais dois anos, mas o Flamengo ofereceu um. As divergências iniciais são tratadas como normais dentro dos primeiros passos de uma negociação, mas o meia de 34 anos vem sendo procurado por outros clubes, como por exemplo o Inter. O candidato de oposição, Roberto Melo, revelou estar negociando com o jogador.
Por sua vez, Bruno Henrique tem a situação mais tranquila do que Everton Ribeiro. Com o vínculo terminando no fim de 2023 e o forte interesse do Palmeiras, o Flamengo iniciou a conversa para a renovação há alguns meses e acertou com o atacante, de 32 anos, um novo contrato até 2026.
Bruno Henrique e Tite na academia do Flamengo — Foto: Marcelo Cortes / CRF
Foram algumas reuniões para que as partes selassem o acordo. O anúncio, no entanto, ainda não aconteceu. O Flamengo optou por esperar o fim do Brasileirão para dar qualquer passo em relação às permanências ou contratações.
- Da minha parte está assinado, fico mais três anos. Todo mundo sabe, está acertado, agora deixo com meus empresários e a diretoria para acertarem os pontos que faltam. O acordo foi dos dois lados, eles fizeram o que podiam, e eu também fiz o que pude para poder continuar no Flamengo, que era o meu desejo - disse o atacante ao deixar o Morumbi e respondendo rápido se há risco de sair:
- Não, zero.
Gabigol e David Luiz
Outros jogadores do tema renovações são Gabigol e David Luiz. O zagueiro de 36 anos também deve ficar no clube, apesar de seu vínculo ir só até o dia 31. Ele atingiu a meta de jogos estabelecida em contrato para a renovação automática por mais uma temporada, e a cláusula só não vai ser efetivada se for desejo de ambas as partes. Mas o defensor, que ficou fora da reta final do ano por conta de uma lesão e voltará a jogar em 2024, ficou animado com a chegada de Tite e pretende continuar.
Gabigol e seu uniforme do Flamengo da consciência negra — Foto: Marcelo Cortes/Flamengo
Já Gabigol ainda tem mais um ano de contrato, mas a diretoria resolveu se antecipar por entender que o ídolo é prioridade. As partes acordaram um novo contrato até fim de 2028. O anúncio ainda não aconteceu e o clube não tem pressa em fazê-lo. Vale destacar que o acordo pela permanência do atacante de 27 anos dividiu opiniões nos bastidores do Flamengo. Enquanto o Ninho do Urubu defende a renovação, a Gávea tem restrições, principalmente pelo alto custo aos cofres rubro-negros.
Tags: