Morreu nesta quinta-feira (7), aos 77 anos de idade, o ex-jogador e ex-treinador de futebol Erandy Montenegro. Ele teve uma importante passagem como jogador pelo futebol cearense, sendo o autor do primeiro gol do estádio Castelão, e também marcou época, como treinador, no futebol mossoroense e potiguar.
A causa oficial da morte não foi divulgada, mas informações apontam que o ex-jogador lutava contra um câncer. Em nota, o Ceará, clube pelo qual Erandy foi jogador e treinador, demonstrou profundo pesar pelo falecimento de Montenegro.
O Fortaleza, onde Erandy também atuou, também publicou uma nota de pesar pela morte do ex-jogador. "Na histórica ficou, Erandy, e que seu descanso seja em paz", disse o clube na publicação.
Erandy Pereira Montenegro teve passagens por Ceará, Fortaleza, Santa Cruz, Campinense e Ferroviário ao longo de sua carreira, além de entrar para a história como o autor do primeiro gol do Castelão.
O primeiro gol do estádio aconteceu apenas uma semana depois da inauguração. No dia 18 de novembro de 1973, o Ceará venceu o Vitória por 1 a 0, pela primeira fase do Campeonato Brasileiro daquele ano, com gol de Erandy, aos 22 minutos do segundo tempo.
"A bola veio do zagueiro Odélio, que passou pro Jorge Costa, depois pro Zé Eduardo, que lançou pra mim. Eu só aproveitei e marquei", disse o ex-jogador em entrevista ao Sistema Verdes Mares, em 2012.
Natural de Bananeiras, na Paraíba, Erandy foi campeão e artilheiro do Campeonato Cearense de 1969, com a camisa do Fortaleza. Em 1971, ele passou a vestir a camisa do Ceará, clube pelo qual também conquistou um título do Campeonato Cearense.
No Rio Grande do Norte, Erandy foi técnico do Potiguar e Baraúnas, de Mossoró, ABC, América e Alecrim, de Natal, e Potyguar de Currais Novos.
(*) Com as informações do DN e TN
Tags: