Terça-Feira, 26 de novembro de 2024

Postado às 09h00 | 17 Jan 2024 | redação Potiguar e Baraúnas se enfrentam no pior momento do Nogueirão

Crédito da foto: Wilson Moreno Lance do último Potiba disputado em 2018

Por Marcos Santos / Repórter do JORNAL DE FATO

Potiguar e Baraúnas se enfrentam nesta quarta-feira, 17, no pior momento do Estádio Leonardo Nogueira. A história do Nogueirão se confunde com a do clássico Potiba, disputado por décadas, com registro de grandes públicos, mas agora o campo vive a sua pior fase. A bola rola a partir das 20h, valendo pela segunda rodada do 1º turno do Campeonato Estadual.

Ao longo do tempo, o Nogueirão “encolheu” e hoje comporta apenas 1.294 torcedores, conforme determinação dos órgãos de segurança. Ainda assim, o campo apresenta vários buracos, prejudicando a fluidez do jogo, sendo alvo de crítica do goleiro do Baraúnas, Edson, durante o jogo de estreia contra o Força e Luz, na semana passada. A iluminação também deixa a desejar.

O estádio passou para o controle do Município, após a Liga Desportiva Mossoroense (LDM) desmoronar na gestão. Quando o desportista local esperava que as coisas iriam melhorar, o cenário piorou. A interdição devido à precariedade física voltou à baila ano passado e nada foi feito desde a municipalização, oficializada em março de 2021.

Só promessa e discurso de defesas por parte da gestão, orientada pelo prefeito Allyson Bezerra. Até aqui, apenas uma pintura nas arquibancadas em cores da bandeira do município (azul e branca) foi feita.

TIMES

Mesmo o campo sendo um problema, os times focam no clássico na busca pelos três pontos. O jogo irá marcar a estreia do Potiguar no campeonato, enquanto o Baraúnas cumprirá a segunda partida depois de vencer o Força e Luz por 2x0.

A preparação foi encerrada na tarde desta terça-feira, 16, com treino fechado para a imprensa e torcedores. A comissão técnica das equipes buscou se resguardar, evitando vazamento de informação sobre jogadas específicas para o adversário não se armar em cima disso, realizando o chamado treino secreto. Uma prática comum no futebol, considerando a importância do jogo.

Como é praxe, a formação titular não foi antecipada. No Potiguar, a tendência é pela repetição do time que iniciou os dois jogos da Pré-fase da Copa do Nordeste, cujo desempenho foi enaltecido pelo técnico Robson Melo. Alguma alteração só se for por questão clínica.

No Baraúnas, o meia Ferrugem e os atacantes Léo Bahia e Marcelo Júnior foram regularizados na CBF e estão disponíveis. Dos três, é razoável dizer que Marcelo deva iniciar o derby entre os titulares, pois está desde a pré-temporada, diferente dos outros dois, e vinha sendo aproveitado na equipe nos treinos e amistosos.

Também a atuação apenas discreta de Igor Balotelli na estreia reforça a possível titularidade de Marcelo Júnior, que ficou de fora do duelo com o Força e Luz por questão de documentação.

FICHA TÉCNICA

Local – Nogueirão

Hora – 20h

Juiz – Caio Max Augusto

POTIGUAR – Conrado, Lucas Cipoal, Douglas, Anderson Júnior e Pedrinho; Portel, Giovanni e Walber; Sampaio, Thalisson e Pecel. Téc.: Robson Melo

BARAÚNAS – Edson, Ketson, Gean Carlos, Cleyton e Sávio; Cleilton, Ricardinho e Chinês; Balotelli (Marcelo Júnior), Everton e Adalgiso Pitbull. Téc.: Marcelinho Paraíba

 

Último ‘Potiba’ ocorreu em março de 2018

O clássico “Potiba” volta ao cenário depois de cinco anos ausente da elite do futebol estadual. A ausência foi reflexo do rebaixamento do Baraúnas ocorrido em 2018.

Por isso, o último derby mossoroense foi realizado em 4 de março de 2018. Na ocasião, o Potiguar venceu por 3x1, de virada, com gols de Sorriso, Gilsinho e Gabriel Maia, descontando Selso para o Leão.

Quanto aos números, valendo só em Estaduais, entre 1976 e 2018, o Potiba já foi disputado 108 vezes, com 39 vitórias do Potiguar e 33 do Baraúnas. O maior artilheiro do clássico é o atacante Cicero Ramalho, que balançou as redes por 11 vezes, envolvendo jogos quando esteve no Potiguar e depois por Baraúnas.

Frise-se que o alvirrubro iniciou disputa do Estadual em 1974 e dois anos depois foi a vez do Baraúnas.

RESUMO DO CLÁSSICO ENTRE 1976 E 2018:

TOTAL DE JOGOS – 108

VITÓRIAS DO POTIGUAR – 39

VITÓRIAS DO BARAÚNAS – 33

EMPATES – 36

GOLS DO POTIGUAR – 116

GOLS DO BARAÚNAS – 102

MAIOR ARTILHEIRO

11 gols – Cícero Ramalho (Potiguar/Baraúnas)

Tags:

Mossoró
Potiba
Potiguar
Baraúnas
Estádio Nogueirão

voltar