Por Camila Alves — ge
Breno Lopes tornou-se alvo do Santos ainda no início deste mês para a disputa da Série B do Brasileiro, mas descartou a negociação por entender que só deixaria o Palmeiras por um clube do futebol estrangeiro. Uma semana depois, aceitou a transferência por empréstimo ao Fortaleza até o fim da temporada. Mas o que mudou no meio do caminho?
O atacante passou a receber sondagens no Brasil, como de Vasco e Santos, à medida que perdeu espaço no time, indo de titular à reserva entre o fim da última e o início desta temporada.
Ao mesmo tempo, contava com respaldo e admiração da diretoria e comissão técnica do Palmeiras, que deixou claro entender que ele teria espaço no elenco por conta do acúmulo de jogos no calendário e a necessidade de mudanças na equipe durante o Brasileiro.
Breno Lopes, porém, enxergou de forma diferente. A dias do fechamento da janela - que encerra nesta sexta-feira para atletas que atuaram nos Estaduais -, o atacante percebeu que não teria oportunidades com as novas contratações do Verdão. Especialmente após o acerto por Felipe Anderson, que está na Lazio, da Itália, e integrará o plantel a partir de julho.
Além de Felipe Anderson, o Palmeiras ainda fez mais duas contratações para a posição de Breno, tem dois pratas da casa em franca ascensão nos últimos jogos e a volta iminente de Dudu prevista para as próximas semanas.
Entre os reforços, Bruno Rodrigues se recupera de lesão, mas Lázaro ganhou espaço e foi titular em quatro jogos, sendo três deles em escalações consideradas como principais.
No caso dos pratas da casa, Luis Guilherme tem recebido oportunidades e Estêvão, aos 16 anos, fez a primeira partida como titular na Libertadores, contra o Liverpool-URU, deixou o primeiro gol como profissional e assim foi mantido para o jogo seguinte, contra o Vitória, na estreia do Brasileirão.
Abel Ferreira cumprimenta Estêvão em jogo do Palmeiras — Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Ao mesmo tempo, a forma de jogar do Fortaleza de Juan Pablo Vojvoda, com intensidade no ataque, é algo que se encaixa no estilo de Breno e assim interessou o jogador.
Com mais minutos e em uma boa equipe, ele tem chance de fazer um contrato melhor a partir de 2025, com o próprio Fortaleza ou com clube do exterior - uma vez que o do Palmeiras encerra ao fim deste ano. E no acordo com o Leão do Pici há a possibilidade de contrato definitivo a partir do próximo ano.
Na quinta-feira, o atacante se despediu dos companheiros na Academia de Futebol, ouviu palavras da presidente Leila Pereira, do técnico Abel Ferreira e deixou as próprias, relembrando a conquista da Libertadores de 2020.
O atacante deixou a equipe com 167 jogos, 25 gols marcados e seis assistências deixadas, entre 2020 e 2023, e nove títulos conquistados.
Tags: