Por Fred Gomes - ge
Recuperado da fratura na cartilagem do joelho direito, Luiz Araújo foi a boa notícia da finalíssima da Copa do Brasil. O meia-atacante não foi acionado por Filipe Luís durante a vitória do Flamengo por 1 a 0, mas a simples presença dele no banco trouxe alegria à torcida. Na última quarta, pelo Campeonato Brasileiro, contra o mesmo Atlético-MG, Luiz não foi relacionado. A ausência trouxe questionamentos, e o ge apurou: o camisa 7 retomou a programação de retorno gradual ao time após a decisão.
Treino à parte neste sábado
Maior exemplo disso deu-se no treinamento deste sábado. Luiz Araújo treinou à parte, e isso não representa nenhum tipo de involução no tratamento. O atleta de 28 anos fez esteira sem impacto e realizou trabalhos à parte do grupo.
Já estava combinado que Luiz não seria relacionado para o reencontro com o Atlético-MG após a conquista do pentacampeonato da Copa do Brasil.
Na programação do departamento de saúde e alto rendimento, chefiado pelo médico Márcio Tannure, o camisa 7 teria condições de atuar 20 ou 30 minutos, mas que tal sacrifício só faria sentido numa decisão de campeonato.
Como não foi necessário, Luiz Araújo cumprirá algumas etapas. Para o duelo com o Cuiabá, o Rubro-Negro tem diversas baixas no setor ofensivo. Plata, que joga um dia antes com Equador, e Bruno Henrique, suspenso pelo cartão vermelho na semifinal da Copa do Brasil, são desfalques de momento. Dificilmente Filipe forçará o equatoriano, enquanto BH tem alguma esperança de atuar amparado por efeito suspensivo.
Apesar das baixas, não está descartado que Gabigol, afastado do jogo com o Galo, seja relacionado. Além disso, Filipe tem à disposição o meia-atacante Lorran.
Luiz Araújo foi importantíssimo durante a temporada, com seis gols e 10 assistências em 50 partidas disputadas. Ele ainda não atuou sob orientação de Filipe Luís, já que se lesionou no primeiro tempo do empate por 1 a 1 com o Vasco, em 15 de setembro, quando Tite ainda era o treinador.
Apesar de animado para voltar a jogar, Flamengo e o próprio jogador não forçarão a barra, para tê-lo na ponta dos cascos já na próxima temporada. Porém, como noticiado tão logo que Luiz se lesionou, há ainda a oportunidade de ele ganhar alguns minutos durante a competição.
Tags: