Por Theo Fernandes* — Salvador
O confronto entre Vitória e Flamengo, marcado para este domingo, representa muito mais que a segunda rodada do Campeonato Brasileiro para um dos jogadores. Para Felipe Cardoso, recém-contratado pelo Leão, é o reencontro com o clube que o formou e no qual também que viveu o momento mais triste de sua carreira.
Nascido na cidade de São Paulo, Felipe passou pela base do Santos antes de chegar ao Flamengo. Ele havia se apresentado na Gávea três dias antes da tragédia do Ninho do Urubu que causou dez mortes, em fevereiro de 2019. Ele foi um dos sobreviventes do triste episódio que marcou o futebol brasileiro.
Felipe deixou o Flamengo ainda em 2019 e se profissionalizou no Santa Cruz, em 2024. Também passou por Metropolitano até chegar ao Atlético de Alagoinhas, no início de 2025, e ser um dos destaques no Campeonato Baiano. Na cerimônia de premiação em que foi eleito para a seleção da competição e a revelação, não esqueceu os amigos que perdeu.
- "No dia 8 de fevereiro de 2019, após tragicamente perder meus companheiros no Ninho do Urubu, prometi a mim mesmo que dedicaria a eles cada conquista minha. Carrego esse fardo comigo. Eles jamais serão esquecidos, isso é por eles", disse Felipe.
Felipe foi contratado pelo Vitória em março deste ano, por empréstimo válido até o final desta temporada. Ele estreou em jogo contra o Moto Club, pela Copa do Nordeste, e ficou no banco de reservas na estreia do time pelo Brasileiro, contra o Juventude.
Caso entre em campo neste domingo, o meia vai se tornar o primeiro sobrevivente da tragédia do Ninho do Urubu a jogar uma partida da Série A.
A carreira de Felipe é marcada por muita luta que vai além da tragédia do Ninho. Ele chegou a ficar um ano longe dos gramados por causa da pandemia de covid-19. Pouco depois de voltar às atividades, precisou passar por mais uma longa interrupção após romper o ligamento cruzado anterior do joelho e ficar mais nove meses parado.
No Atlético de Alagoinhas, Felipe Cardoso voltou a sorrir no futebol ao marcar os seus primeiros gols como jogador profissional e ser o principal destaque do time semifinalista do Campeonato Baiano. Neste domingo, o meia busca dar mais um passo na carreira e ajudar o Vitória, que não vence há quatro jogos e busca reabilitação no Campeonato Brasileiro após derrota para o Juventude na estreia.
*Sob supervisão de Ruan Melo
Tags: