seguidas lesões podem até ameaçar a sequência da carreira de Neymar nos gramados, mas não impedem o atacante de seguir sendo um fenômeno publicitário. Levantamento inédito do Bolavip Brasil descobriu que o jogador do Santos, mesmo com apenas 16 jogos disputados desde setembro de 2023, continua sendo o maior garoto-propaganda do futebol brasileiro, mantendo-se à frente de Vini Jr, astro do Real Madrid e atual melhor jogador do mundo pela Fifa.
O estudo descobriu ainda que Endrick não é um fenômeno apenas dentro dos gramados, tendo sido o quarto jogador mais jovem da história a fazer um gol pela seleção brasileira. Com apenas 18 anos, o jogador do Real Madrid já se posiciona como o terceiro maior jogador brasileiro em atividade, pelo menos quando o assunto é campanhas publicitárias.
Metodologia
Para chegar a essas e outras conclusões, o levantamento considerou 70 jogadores brasileiros em atividade: os 50 mais valiosos de acordo com o site especializado Transfermarkt e também os 20 mais importantes em atividade no Campeonato Brasileiro.
Em seguida, foram analisadas as campanhas publicitárias estreladas por eles nos últimos 12 meses em seus perfis oficiais no Instagram.
Trio fura a bolha do esporte
Neymar, Vini Jr e Endrick concentram boa parte das campanhas publicitárias estreladas por jogadores brasileiros. Sozinhos, somam 28 campanhas, cerca de 32% de todas as ações publicitárias contabilizadas no levantamento. O jogador do Santos estrelou 11 campanhas diferentes nos últimos 12 meses. Já Vini, apareceu divulgando nove marcas no período. Já Endrick, oito.
Bem distante do trio, surge uma espécie de segundo escalão em termos de alcance publicitário. São jogadores que possuem de quatro a três campanhas publicitárias no ar no último ano. Considerando que quase todas incluem a do fornecedor de material esportivo, patrocínio quase obrigatório de todo jogador de elite, é possível dizer que apenas o trio Neymar, Vini Jr e Endrick consegue realmente furar a bolha do nicho do esporte e se vincular a todo tipo de marca.
Dentro do grupo de 70 jogadores analisados no levantamento, 54 possuem apenas uma campanha na conta ou nenhuma, nos últimos 12 meses. O que reforça como as oportunidades publicitárias realmente se concentram em poucos jogadores brasileiros.
Os sete maiores garotos-propaganda do futebol brasileiro:
1 - Neymar (Santos): 11 campanhas diferentes
2 - Vini Jr. (Real Madrid): 9 campanhas diferentes
3 - Endrick (Real Madrid): 8 campanhas diferentes
4 - Rodrygo (Real Madrid): 4 campanhas diferentes
5 - Hulk (Atlético-MG): 4 campanhas diferentes
6 - Lucas Moura (São Paulo): 4 campanhas diferentes
7 - Raphinha (Barcelona): 3 campanhas diferentes
Marcas de material esportivo são as que mais se associam aos jogadores
Como era de se esperar, as principais marcas de material esportivo do mundo são as que procuram mais os jogadores para a realização de campanhas publicitárias ou ações de marketing. Foram contabilizadas 33 campanhas diferentes de jogadores brasileiros para marcas como Nike, Adidas e Puma.
O ramo de serviços, o que inclui bancos, financeiras, seguradoras, é o segundo com mais campanhas com os jogadores, 11, empatado com o ramo dos alimentos, que inclui os suplementos alimentares, produto que gosta de se vincular a atletas de alto desempenho.
Apesar de dominar o mercado de publicidade no futebol, especialmente junto aos clubes de futebol, as bets ainda não têm tanta presença quando a parceria é com um jogador, individualmente.
São apenas seis jogadores em campanhas ou ações de marketing tendo as casas de apostas como anunciantes: Eder Militão, Neymar, Gerson, Hulk, David Luiz e Thiago Silva.
Fonte: Bolavip Brasil
Tags: