Quarta-Feira, 21 de maio de 2025

Postado às 13h30 | 21 Mai 2025 | redação Wendel diz que foi "surpreendido" com quebra de contrato com Botafogo

Crédito da foto: Reprodução Wendel comemora gol pelo Zenit contra o Spartak Moscou na temporada 2023/24

Wendel se disse surpreso com a quebra de contrato por parte do Botafogo no começo da tarde desta quarta-feira. O volante assinou com o clube em janeiro e já estava no Rio de Janeiro com a intenção de se apresentar ao clube no mês que vem.

O Alvinegro, contudo, alegou "questões geopolíticas" com o Zenit para romper o acordo (veja nota abaixo). Citou risco de sanções dos Estados Unidos, país de John Textor, dono da SAF, a quem fizer negociação com empresas russas. Wendel agora retornará à Rússia.

Wendel assinou contrato em 25 de janeiro com o Botafogo. O vínculo seria válido de 3 junho de 2025 a 30 de junho de 2029, com multa rescisória para clubes do exterior de 300 milhões de euros. Pelo acordo entre os clubes, o Botafogo pagaria 20 milhões de euros ao Zenit. O volante era visto como um grande reforço para a Copa do Mundo de Clubes.

 

Comunicado de Wendel

"Fui surpreendido com a rescisão do contrato já firmado com o Botafogo nesta quarta-feira. Já estava estruturando minha vida no Rio de Janeiro e focado para este segundo semestre.

Tenho grandes ambições na carreira e acreditei no projeto do Botafogo. Entretanto, não tenho qualquer participação neste movimento do clube em desfazer o negócio. Deixo isso bem claro para a torcida alvinegra e fiquei também surpreso, pois sempre cumpri meus contratos por onde passei.

Agora seguirei minha carreira buscando crescimento constante e com o objetivo de disputar grandes campeonatos e um dia vestir a camisa da Seleção Brasileira, que é meu sonho."

 

Confira a nota completa do Botafogo

O Botafogo comunica que, em comum acordo com o Zenit, firmou o término do contrato com o volante Wendel, que estava acertado para se apresentar ao Clube na janela de transferências do meio do ano.

Por questões geopolíticas, o negócio não poderá ser concluído. Proprietários do clube russo foram incluídos na lista de sanções internacionais, o que impede, por lei dos Estados Unidos, qualquer transação com a equipe - especialmente considerando que John Textor, acionista majoritário da SAF, é cidadão norte-americano.

O Botafogo agradece ao Zenit pelo profissionalismo e pela postura respeitosa durante todo o processo de negociação. Mesmo diante de um cenário complexo e fora do controle de ambas as partes, o clube russo sempre manteve uma condução transparente e colaborativa, o que reforça a sua grandeza.

A Wendel, o Clube expressa sua gratidão pela postura exemplar e vontade de vestir a Gloriosa Camisa, desejando sucesso na continuidade da carreira. O Botafogo segue atuante no mercado e em busca de reforços para a próxima janela de transferências e sequência da temporada 2025.

Tags:

Botafogo
Zenit
Wendel
futebol

voltar