Domingo, 02 de fevereiro de 2025

Postado às 21h22 | 09 Ago 2016 | Cesar Santos Simone Biles brilha, ganha primeiro ouro, e brasileiras ficam em oitavo lugar

Crédito da foto:

Globoesporte.com

O lamento ecoou em coro na Arena Olímpica quando Rebeca Andrade caiu no solo. Na última acrobacia. Quando já tinha arrebatado a torcida no Rio de Janeiro ao som de Beyoncé. A mesma arquibancada aplaudiu Jade Barbosa, que se recuperou de uma queda na trave com boas séries nos outros aparelhos. O lamento foi de quem viu o Brasil pela primeira vez ter uma chance - ainda que pequena - de chegar ao pódio por equipes. Não deu, era preciso uma prova perfeita. Com Rebeca, Jade, Flavia Saraiva, Daniele Hypolito e Lorrane Oliveira, a equipe do Brasil acabou na oitava colocação.

Simone Biles ginástica Artística EUA Olimpíada Rio 2016 (Foto: Mike Blake/Reuters)Simone Biles brilhou (Foto: Mike Blake/Reuters)

- A gente sempre tem expectativa maior, mas fiquei feliz. É minha primeira Olimpíada, e a equipe ficou em oitavo lugar. Sempre tem coisa que podemos melhorar. Tivemos erro no solo e na trave, mas não estou triste. Ser considerada uma das melhores equipes do mundo é muito bom. Todas as meninas fizeram o melhor - disse Rebeca.

As  brasileiras ao menos tiveram uma posição privilegiada para testemunhar o nascimento de uma lenda. Maior estrela da competição, Simone Biles cativou a torcida com voos incríveis e aterrissagens precisas. Fez o que dela se esperava, e se esperava muito da garota de 19 anos e apenas 1,45m de altura. Ela liderou a equipe dos Estados Unidos ao segundo título olímpico seguido, o primeiro ouro em Olimpíadas do fenômeno que já é a maior campeã mundial da história (assista ao vídeo acima). E a americana ainda é favorita para mais quatro conquistas no Rio, avançando na primeira posição em quatro das cinco provas individuais.

- Estou tão feliz. Não que eu não esperasse a medalha, mas eu treinei tanto nos últimos quatro anos para isso. Estávamos muito confiantes. Todas nos divertimos. Acho que não poderíamos estar mais preparadas. Então é incrível que finalmente conseguimos o nosso ouro. É muito empolgante. Acho que nenhuma de nós vai ser capaz de dormir hoje. Foi tudo o que eu queria, e mais até. Eu pensei que iria chorar, mas estava muito feliz. Estou me divertindo muito - contou Simone.

Flavia Saraiva ginástica artística final equipes Olimpíada Rio 2016 (Foto: Damir Sagolj/Reuters)
 
Flavia Saraiva encantou no solo e teve bom desempenho na final por equipes (Foto: Damir Sagolj/Reuters)
 

A Rússia arrancou a prata no último aparelho, jogando a China para o bronze. O Brasil foi o último sim, mas é preciso ressaltar que ainda é a melhor colocação de uma equipe feminina em Olimpíadas. Nos Jogos de Pequim, o país conseguiu a mesma posição, com Daiane dos Santos, Lais Souza, Jade e Dani. A veterana, aliás, primeira medalhista brasileira em Mundiais e presente em cinco Jogos fez nesta terça sua última apresentação olímpica. Ela ainda não se aposentou, mas já anunciou que não vai tentar chegar a Tóquio 2020. Pode mudar de ideia, mas o mais provável é que a final por equipes do Rio seja o último capítulo da história olímpica de Daniele Hypolito.

- Eu acredito que, no momento, essa é minha última Olimpíada, mas a gente nunca sabe. Vou ficar mais um ano treinando, competindo, mas nunca se sabe - disse a ginasta.

CONTINUE LENDO AQUI

 

Tags:

voltar