A seleção brasileira de basquete masculino conseguiu uma vitória dramática e importantíssima, por 66 a 65, diante da atual vice-campeã Espanha, nesta terça-feira. O ala Marquinhos fez a cesta decisiva, a cinco segundos do fim, para festa da torcida. A vitória foi importante para o Brasil melhorar sua situação no Grupo B, depois da derrota para a Lituânia na estreia na Rio-2016.
O time do técnico argentino Rubén Magnano conseguiu marcar bem o pivô espanhol Pau Gasol, e também se destacou ofensivamente nos contra-ataques, principalmente com o capitão Marcelinho Huertas, o cestinha brasileiro no jogo, com 11 pontos, e Alex.
O Brasil chegou a abrir vantagem de 11 pontos (56 a 45) já no quarto período, e, apesar de ter sofrido pressão nos últimos minutos, inclusive deixando a Espanha virar o jogo a dois minutos do fim, conseguiu sua primeira vitória na competição.
Depois de terminar em 5º lugar em Londres-2012, eliminado pela Argentina nas quartas de final, o Brasil espera conseguir em casa encerrar um jejum de medalhas olímpicas no basquete masculino que dura desde 1964, quando ganhou o bronze.
Em uma chave que conta ainda com Croácia, Argentina, Nigéria, e na qual os quatro primeiros colocados avançam para as quartas de final, é importante para o Brasil passar de fase ao menos em terceiro lugar para evitar uma disputa com a poderosa seleção dos Estados Unidos logo no primeiro duelo do mata-mata.
(com agência Reuters)
Tags: