Quinta-Feira, 16 de janeiro de 2025

Postado às 13h15 | 10 Jan 2023 | redação  Empresa de minérios do Canadá vai se instalar em Currais Novos

Crédito da foto: Sandro Menezes / Assecom/RN Vice-governador Walter Alves e o secretário Jaime Calado se reuniram com diretores da Aura Minerals

O vice-governador do Rio Grande do Norte, Walter Alves, se reuniu com representantes da canadense Aura Minerals, empresa de mineração focada no desenvolvimento e operação de projetos de mineração nas Américas, para discutir investimentos na cidade de Currais Novos, região do Seridó. Foi assinado um protocolo de intenções para instalação da empresa, ação que vai fortalecer o compromisso de geração de empregos e sustentabilidade no interior do estado.

“O objetivo do governo é gerar emprego e renda. A governadora Fátima Bezerra teve uma dificuldade imensa no governo anterior, mas conseguiu reequilibrar o estado, e agora com a parceria com o governo federal, o estado vai alavancar, vai crescer. Nós queremos que as empresas possam vir para que o estado se desenvolva cada vez mais”, disse o vice-governador.

“Aqui no Rio Grande do Norte não temos jazidas gigantes, mas temos uma variedade importante de minérios. No ano passado foi feito um mapa geológico e também um de recursos minerais. Quando vocês começarem a escavar, vão ver que lá não tem só ouro”, enfatiza Jaime Calado, secretário de estado do Desenvolvimento Econômico.

Um protocolo de intenções muito semelhante a este foi assinado em outubro de 2019 pela empresa antecessora chamada Cascar, que é a mesma razão social que a Aura assumiu em outubro de 2022. Se tratava justamente do Projeto Ouro Borborema, em Currais Novos. O novo protocolo estende o prazo de validade de dois anos para seis anos.

Borborema é um projeto a céu aberto de ouro, localizado 30 quilômetros a leste do município de Currais Novos, no Seridó do Rio Grande do Norte, com mais de 1,87 milhão de onças de ouro de Recursos Minerais Medidos. “Onça” é o sistema de medida do ouro, e 1 onça é equivalente a 28,349g.

O projeto entra no portifólio da Aura e deve entrar em operação no quarto trimestre de 2024, segundo seus representantes. A empresa estima a criação de 747 empregos diretos durante a construção, e 600 empregos diretos durante a operação.

Durante a reunião, Calado também deu ênfase à segurança jurídica que o Estado oferece, lembrando das 25 empresas em funcionamento na área de energia eólica, sendo 14 delas as maiores do mundo. Reforçou também a importância do PROEDI, programa de benefícios fiscais do governo do estado para empresas e estabelecimentos industriais existentes ou que se instalam no RN.

Participaram da reunião Rodrigo Barbosa, CEO da Aura Minerals; Glauber Luvizotto, diretor de operações Aura Borborema; Pitágoras Costa, diretor de projetos da Aura Borborema; Jucieny Barros, coordenadora do Projeto Borborema.

Tags:

Aura Minerals
Governo do RN
ouro
minério
economia
Currais Novos
Seridó

voltar