A médica pediatra Lyane Ramalho assumiu nesta quinta-feira (4) o comando da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Ela substitui o médico Cipriano Maia, que estava à frente da pasta desde o início de 2019. Lyane ocupava a função de secretária-adjunta e ainda antes, desde 2020, tinha atuado como subsecretária de gestão.
"Esse é um momento de gratidão, em primeiro lugar, a Cipriano. Lutamos juntos há anos. Foi um orgulho ter ele junto conosco, o primeiro secretário que anunciei ainda antes de assumir e que deu sua imensa contribuição para a saúde do estado, especialmente durante uma das maiores crises sanitárias da história", disse a governadora Fátima Bezerra. "Vejo de perto a dedicação de Lyane, pessoa que aprendi a admirar. Fico feliz de hoje estar rodeada dela e de outras mulheres que agora assumem a gestão, liderando a saúde pública", complementou a chefe do Executivo.
Além da nova secretária, a Sesap também passa por outras mudanças, formando um núcleo gestor totalmente feminino. Assumem a secretaria-adjunta, a subsecretaria de gestão das regiões e de redes de atenção e a chefia de gabinete, respectivamente, Leidiane Queiroz, Kátia Queiroz Correia e Talita Araújo de Souza. "Queremos fazer a diferença na vida das pessoas. O SUS precisa de muita renúncia e trabalho, que é o que essa equipe vai continuar fazendo. Vamos dar continuidade nesse momento de virada de chave da saúde pública do Rio Grande do Norte", afirmou a secretária Lyane Ramalho
A passagem de cargo foi realizada no auditório Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Norte, instituição que é um dos legados da gestão de Cipriano dentro da Sesap, além da abertura de leitos de UTI e enfermaria em todas as regiões do estado, recuperação de unidades, inauguração do Hospital da Mulher em Mossoró e convocação de milhares de servidores, entre várias outras ações.
"Enfrentamos o quadro mais desafiador, com crise orçamentária, pandemia e um Ministério da Saúde sem presença. Todos os êxitos dessa reconstrução do SUS no RN só foram alcançados pelo comprometimento dos servidores, em especial aqueles que assumiram cargos de gestão, e as parcerias com municípios e a sociedade", ressaltou o ex-secretário no discurso de despedida.
A nova secretária-adjunta Leidiane Queiroz passa a compôr o segundo posto na Sesap após um período como diretora do Hospital Geral João Machado, tendo coordenado a mudança de perfil na unidade que deixou de ser exclusivamente psiquiátrica. Já a subsecretária Kátia Queiroz Correia foi, durante a gestão de Cipriano, chefe de gabinete da Sesap, enquanto Talita Souza também assessorava a nova secretária Lyane Ramalho.
Estiveram presentes os secretários de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social Francisco Araújo, do Trabalho, Habitação e Assistência Social Íris Oliveira e da Infraestrutura Gustavo Coelho, os deputados estaduais Isolda Dantas, Francisco Medeiros, Divaneide Basílio, Bernardo Amorim e Neilton Diógenes, os prefeitos de Caicó Dr. Tadeu, de Patu Rivelino Câmara, de São Gonçalo do Amarante Eraldo Paiva e de Umarizal Raimundo e os vereadores Ivanildo Santos (Caicó) e Marleide Cunha (Mossoró). Também participaram o procurador-geral do Estado Antenor Roberto, o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do RN coronel Luiz Monteiro , a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems-RN) Maria Eliza Garcia, o presidente do Conselho Estadual de Saúde Canindé dos Santos, o coordenador do Lais/UFRN Ricardo Valentim, além de diretores de unidades, coordenadores e diversos funcionários da Sesap e representantes de outros órgãos.
CURRÍCULOS
Lyane Ramalho - Graduação em medicina, residência médica em pediatria, especialização em gestão de hospitais públicos, mestre e doutora em saúde coletiva, todas formações pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde também é professora. Desde setembro de 2020 está na Sesap, inicialmente ocupando o cargo de subsecretária de gestão e, desde setembro de 2021, exercendo a função de secretária-adjunta.
Leidiane Queiroz - Formada em terapia ocupacional pela Universidade Potiguar, é servidora pública estadual desde 2009. Pós-graduada em gerontologia e em gestão da clínica do SUS, especialista em saúde mental, contextos hospitalares e cuidados paliativos, era diretora geral do Hospital Geral João Machado desde 2019.
Kátia Correia Queiroz - Graduada em nutrição e especialista em gestão pública, trabalhou na Secretaria Municipal de Saúde de Natal como coordenadora de planejamento entre 2013 e 2018, assumindo a chefia de gabinete da Sesap em 2019.
Tags: