A campanha nacional “Registre-se”, promovida no estado pela Corregedoria Geral de Justiça do TJRN, com o apoio do ITEP, Defensoria Pública, Ministério Público e da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social chegou ao terceiro dia, nesta quarta-feira, 10, na Praça 7 de Setembro, bairro Cidade Alta, e ultrapassou a expectativa de atendimento, que eram esperados para serem alcançados somente no final da ação, na próxima quinta-feira, 11. Segundo os coordenadores da iniciativa, dentre eles os integrantes do Núcleo de Ações e Programas Socioambientais do TJRN, a perspectiva de 350 atendimentos foi superada, levando-se em conta o número de Registros civis, expedidos até o meio dia.
De acordo com o atendimento da Associação dos Notários e Registradores do RN, nesta quarta, ultrapassou, em apenas uma das bancas de atendimento – das quatro montadas nos estandes – foram mais de 200 pessoas sem o registro e com uma causa comum, em sua maior parcela: 95% dos que procuraram perderam o documento, foram vítimas de furto enquanto dormiam nas ruas ou não se lembraram onde guardaram. Uma pequena parte procura por outras razões.
Outros parceiros da ação, que visa a expedição gratuita de registros de nascimento e, a partir deste, a carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho, também confirmaram a maior procura nos estandes. Caso da Defensoria Pública, que, somente no começo da manhã, registrou mais de 50 atendimentos, que recaem sobre busca de benefícios e orientação jurídica, como foi o caso de uma das pessoas atendidas, que não largou o cão de estimação, com quem divide o dia a dia nas ruas. “Procurei a Defensoria pra ver se resolvo a questão de um aluguel social, que parou de ser pago”, comentou.
“Tenho minha certidão, mas estava sem a carteira de identidade. Também quero resolver isso e poder tirar outros documentos”, salientou José Luiz Alves, prestador de serviços, que buscou o atendimento dos servidores do ITEP na Campanha. Com ele, a estatística chega a 45 pedidos de RG por dia.
A iniciativa faz parte da Semana Nacional do Registro Civil, que acontece de 8 a 12 de maio em todo o país e se desenvolve, no RN, em uma estrutura montada na Praça para o atendimento dessa parcela populacional, que, no Estado, chega a cerca de 100 mil pessoas em estado de vulnerabilidade social.
Tags: