Terça-Feira, 30 de abril de 2024

Postado às 09h45 | 23 Mai 2023 | redação Gov. Dix-sept Rosado receberá investimento para produção de energia solar

Crédito da foto: Assessoria de Comunicação Prefeito Artur Vale entre Aristóteles Dantas e George Queiroz

Por Jornal de Fato

O município de Governador Dix-sept Rosado, distante 33 quilômetros de Mossoró, vai receber estrutura para produção de energia solar. O investimento será feito pela empresa francesa Helexia, que chegou ao Brasil em 2020 e que é subsidiária da gigante Voltalia.

Três usinas serão instaladas na localidade rural de Lorena, com serviços assinados pela construtora NorteCon Engenharia e Construção. A previsão é que o canteiro de obras comece a ser instalado nesta semana, com apoio da Prefeitura de Governador Dix-sept Rosado.

“Colocamos a nossa gestão à disposição dos investidores. Estaremos sempre apoiando esse e outros projetos que tragam desenvolvimento e, especialmente, emprego e renda para a população de Governador Dix-Sept Rosado”, afirma o prefeito Dr. Artur Vale, que na semana passada recebeu em audiência o sócio-diretor da NortCon, George Queiroz, e o proprietários de terra em que o sistema será instalado, Aristóteles Dantas.

Segundo Queiroz, a primeira usina começa a ser construída nesta semana e vai gerar 20 empregos diretos, com previsão de conclusão para setembro. “Tivemos a conversa com o prefeito voltada para a viabilidade de empreendimentos no município, para geração de empregos e renda”, afirma George Queiroz.

Dr. Artur também ressalta a importância da transição energética para todos. Ele ressalta que as novas energias, além de baratear a conta para as empresas, também tem função especial para a preservação do planeta. “É importante a combinação economia e meio ambiente para garantir o desenvolvimento sustentável, por isso, vamos tomar todas as iniciativas em nosso município”, disse o prefeito.

 

Sobre Helexia

Entre 2010 e 212, teve o início da empresa na França por Nicolas Mayaud & Benjamin Simonis. Implementação do modelo e realização de todos os trabalhos (vendas, gestão de projeto, legal e financeiro).

Os Primeiros grandes projetos de cobertura industrial e logística foram com a Bontout SA (2,5 MWp), a Auchan, com o primeiro centro comercial em Montauban (França) e com a Ceetrus, no primeiro edifício da Positive Energy em Perpignan (França).

Também foi nesse período o início da internacionalização para a Itália – primeiro projeto em autoconsumo com PPA no local e recrutamento do primeiro funcionário italiano.

Entre 2012 e 2014, continuação da internacionalização com abertura na Bélgica em 2013 e os 4 primeiros projetos, todos em regime de autoconsumo em edifícios de clientes industriais e logísticos. Implantação de projetos com grandes varejistas na França e na Itália. Lançamento do primeiro contrato de performance energética da Leroy-Merlin Laurentina, Itália (-52% de consumo da rede elétrica).

Entre 2018 e 2020, após 10 anos de forte apoio da Creadev, a sua primeira acionista, a Helexia uniu-se com o grupo Voltalia como uma acionista autônoma, permitindo uma aceleração de seu desenvolvimento e capacidade de chegar a todos os seus clientes, em todo o mundo, sobre todas as questões energéticas. Estruturação do grupo Helexia e abertura da Helexia Brasil e Helexia Marrocos ocorreram no início de 2020.

Tags:

Gov. Dix-sept Rosado
energia
solar
Voltalia.
Helexia

voltar